NOTÍCIAS

| 18.06.15 - 11h14

Procissão celebra santos juninos neste domingo, 21

img_alt

Concentração acontece no Morro da Conceição, às 17h. Cortejo segue até o Sítio Trindade. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)

 

A tradicional Procissão dos Santos Juninos, que acontece neste domingo (21), fará vibrar de devoção e gratidão algumas das principais ruas do bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife. Com concentração e missa às 17h, no pátio da Igreja do Morro da Conceição, às 18h o cortejo segue pela Rua da Harmonia e Estrada do Arraial em direção ao Sítio Trindade. A iniciativa é da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Catorze bandeiras, duas quadrilhas juninas, membros da Associação dos Bacamarteiros de Pernambuco e a Banda Vereda Tropical tocando hinos sacros, acompanham o andor com as imagens de São João, Santo Antônio, São Pedro e São José, este último integra a romaria por marcar o período do plantio do milho. Ao descer do morro, a Forróvioca integra o itinerário e a banda é substituída pelo Trio Pé de Serra Forró Luado. Na chegada ao Sítio Trindade, as bandas que tocavam hinos sacros dão início a mais uma noite do Arraial Mestre Camarão e junto com as bandeiras e os quadrilheiros convidam o público para dançar forró.

AGRADECIMENTO E SINCRETISMO – Momento de fé, a Procissão dos Santos costuma reunir diversos profissionais envolvidos no ciclo junino, que aproveitam para agradecer e celebrar as conquistas obtidas neste período do ano. Um ponto importante para destacar é a louvação ao orixá Xangô, que também acontece durante a procissão. Considerado na cultura afro o orixá da fartura e representado também através da figura de São João, está entre os elementos que caracterizam o ciclo como um momento de respeito às diversidades e de sincretismo religioso.

Confira o roteiro:
17h Concentração no pátio da Igreja do Morro da Conceição
Missa
18h Saída do Morro da Conceição, Rua da Harmonia e Estrada do Arraial
19h Chegada ao Sítio Trindade - Festejo dos Santos

SERVIÇO
Procissão dos Santos Juninos
Quando: domingo, 21 de junho
Horário: a partir das 17h
Concentração no Pátio da Igreja da Conceição, Morro da Conceição, Casa Amarela, Recife.
Informações: 3355.8193

Saiba mais no site do São João do Recife:
www.saojoaodorecife2015.com.br