NOTÍCIAS

Educação | 18.06.15 - 17h51

Recife sedia o I Seminário Internacional de Gestão e Tecnologia na Educação a Distância

O evento é um espaço para diálogos acerca da educação à distância no país

A Prefeitura do Recife, em parceria com a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância (PPGTEG) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), deu início, nesta quinta-feira (18), ao I Seminário Internacional de Gestão e Tecnologia na Educação à Distância (SIGTED). O evento será realizado até a sexta (19), na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena.

O I SIGTED reuniu cerca de 150 profissionais da educação no primeiro dia. O objetivo é mostrar os trabalhos desenvolvidos pelos mestrandos de 2014.2 e 2015.1 do PPGTEG, sendo estes professores multiplicadores e equipe técnica pedagógica do Paulo Freire. Tópicos como liderança, robótica, animação digital e tecnologias assistivas, além dos temas abordados sobre os novos desafios da Educação a Distância no cenário atual, são debatidos nesses dois dias de encontro. .

Segundo o secretário-executivo de Tecnologia na Educação, Francisco Luiz dos Santos, o seminário é o resultado de um método de ensino que veio para facilitar a vida das pessoas. "A Educação à Distância é uma demanda da sociedade. É algo promissor para o futuro. Desejo muito sucesso para essa área e parabenizo todos que estão aqui. Que essa troca de conhecimentos os estimule ainda mais", disse o secretário.

Nesta manhã, o público conferiu a apresentação de abertura da Banda Paulo Freire, do NAC, seguida da palestra do professor e doutor português João Manuel Nogueira, que abordou o tema "Criatividade e Inteligência na Educação: conceitos, necessidades e intervenção". À tarde, houve a exposição de pôsteres feitos pelos mestrandos e oficinas de robótica, tecnologias assistivas, animação digital e princípios básicos de design para professores.

A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, aposta nessa nova ferramenta e acredita que ela seja um avanço na educação do país. "Queremos inserir em todos os níveis de ensino essas novas modalidades de ensino. Esperamos despertar novas perspectivas para alunos e professores", relatou Maria José. Nessa sexta (19), todos participarão das palestras e debate na mesa-redonda.