Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 18.06.16 - 11h03

Concurso de Quadrilhas Juninas encanta na primeira noite de atividades do Sítio Trindade

img_alt

Para quem quis forrozar a opção foi a Sala de Reboco e os trios pé de serra (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

O São João começou animado na cidade do Recife. Nesta sexta-feira (17) teve início o 32ºConcurso de Quadrilhas Juninas, realizado no palhoção montado no Sitio da Trindade, no bairro de Casa Amarela, zona Norte do Recife.Ao todo, 49 quadrilhas juninas estão participando do concurso que é realizado pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife. Além disso, comidas, diversão e muito forró pé de serra tomaram conta da noite que teve ainda o início das atividades da Sala de Reboco.

Na primeira noite dez quadrilhas se apresentaram, elas trouxeram historias e enredos que contavam e cantavam sobre o São João. A primeira a se apresentar foi a Quadrilha Junina Lumiar que trouxe o tema “Quando as mulheres tinham rabo”, mostrando a magia do circo. Na sequência, a Quadrilha Junina Brilho de Ouro entrou no palhoção para apresentar o tema “O Som que aquece a alma e alegra o coração”, que falava sobre a importância da sanfona para o povo e a cultura pernambucana.

A terceira a se apresentar foi a Quadrilha Terror do Alto que fez um chamado para que não se esqueça a beleza do São João tradicional com direito a um acorda povo, quermesse e balões, com o tema ‘‘Cadê?’’. A Junina Tradiçãomostrou que é da simplicidade e união que o São João é feito com o tema “Na festa debugigangueiros, strass não tem valor”. A noite teve ainda a presença das quadrilhas JuninaChapéu de Palha, Mandacaru, Dona Matuta, Zabumba e Tradição City encerrando o primeiro dia de competições no Sítio Trindade.

Sala de Reboco - Contudo, a noite não foi apenas de quadrilhas. Muito forró pé de serra tomou conta da Sala de Reboco, espaço especialmente montado para relembrar o típico cenário do interior. Casais, crianças e idosos puderam se divertir e dançar ao som de Ronaldo do Acordeon e do Trio Mandacratu. As amigas Cassia Regina e Aldrin Martins, visitantes, marcam presença todo ano na festa que, segundo elas, já começou muito bem esse ano. “Tá melhor do que ano passado, o espaço está mais aberto, mais arejado”, disse Cassia. “Para mim o forró pé de serra é a melhor atração, venho todos os anos para cá”, reforçou Aldrin.  

A programação do Ciclo Junino 2016 do Recife no Sítio Trindade está apenas começando. Ainda tem muitas atrações até o dia 26 de junho e tudo gratuito ao público. Neste sábado (18), o 32º Concurso de Quadrilhas Juninas tem seu segundo dia de competições e na Sala de Reboco tem muito forró pra quem quiser dançar. Confira abaixo a programação:

 

- Sábado, 18 de junho / Sítio Trindade

 

PALHOÇÃO (Eliminatória do 32º Concurso de Quadrilhas Juninas)

19h Quadrilha Junina Pé de Moleque

19h35 Quadrilha Junina Chiclete com Banana

20h10 Quadrilha Junina Vai Vai Na Roça

20h45 Quadrilha Junina Mistura Matuta

21h20 Quadrilha Junina Maracabarro

22h00 Quadrilha Junina 100 Hora Mania Nordestina

22h35 Quadrilha Junina Zé Matuto

23h10 Quadrilha Junina Mistura De Cor 

23h45 Quadrilha Junina Tom Maior 

0h20   Quadrilha Junina Origem Nordestina

 

SALA DE REBOCO

 

20h Trio Cultural

22h Assisão