Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 18.06.20 - 15h54

Frei Caneca FM celebra dois anos de microfones abertos com música, parcerias e a estreia de nova grade de programação

img_alt

Comemorações começam esta semana e se estendem até julho, marcadas pelo fortalecimento da comunicação pública e pela estreia dos 44 programas da sociedade civil, que foram selecionados no primeiro edital remunerado da rádio (Foto: Cortesia)

 

Há dois anos assegurando voz aos recifenses, a Frei Caneca FM vai comemorar aniversário com um mês de ações e programações que reafirmam seu compromisso com a cultura pernambucana e com a democratização da comunicação. Os convidados de honra para a festa são outras emissoras públicas da cidade: a Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC), TV Universitária (TVU) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Campus Caruaru, que terão programação veiculada na grade da rádio. E o presente, quem vai ganhar são os recifenses, com a estreia dos 44 programas produzidos pela sociedade civil e selecionados no Edital de Apoio à Ocupação de Grade de Programação da emissora, mantida pela Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife.  

Neste e no próximo fim de semana, a festa começa com a apresentação dos shows que encerraram a VI Semana do Bebê do Recife, no último mês maio. Aos domingos, 19h, mais música, com a veiculação das produções “É na Pisada” (TVU) e “São João Sinfônico”, da EPC, consolidando uma parceria que pretende fortalecer as emissoras públicas de Pernambuco. 

Na semana do São João, mesmo em tempos de pandemia, a rádio pública não vai deixar os nordestinos órfãos da sua celebração mais genuína. Respeitando o isolamento social, serão reapresentados os shows que fizeram parte do calendário junino em 2019 e que foram transmitidos, ao vivo, direto do Sítio Trindade. Também irão ao ar as apresentações de três edições do Palco Frei Caneca FM: duas de 2019 e uma do Carnaval deste ano. 

No dia 29 de junho, será transmitida ao vivo, diretamente do Sítio Trindade, a live junina, que contará com quatro shows de grandes artistas locais, a partir das 19h. 

Também entre os conteúdos juninos, já estão sendo veiculados programetes e campanhas ao longo do dia, a fim de trazer a conscientização sobre as adaptações necessárias neste período de pandemia. 

Encerrando o mês de comemorações, a partir do dia 13 de julho, estreiam os 44 novos programas produzidos pela sociedade civil selecionados pelo Edital de Apoio à Ocupação de Grade da Frei Caneca FM, que vai renovar a diversidade de vozes, pautas e ritmos nas ondas da rádio pública do Recife. 

O edital foi o terceiro lançado pela Frei Caneca FM desde que seus microfones foram abertos. O primeiro edital de ocupação da grade da rádio foi lançado em janeiro de 2018 e selecionou doze programas e dois interprogramas, que foram ao ar entre agosto de 2018 e outubro de 2019. Em setembro de 2018, foi lançado um edital de conteúdo complementar, que teve nove programas aprovados, com veiculação de março de 2019 a outubro de 2019. 

Outras Parcerias - Desde a última sexta (12), véspera de Santo Antônio, os ouvintes da Frei Caneca FM já estão podendo acompanhar as produções dos alunos do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco/Campus Agreste, nos formatos de programetes, com crônicas em cordel; episódios de radionovelas, distribuídos na programação, e também com adaptação literária do Auto da Compadecida para os tempos de pandemia, no Lab 101.  

Frei Caneca FM - Neste pandêmico 2020, a emissora pública, ligada à Fundação de Cultura Cidade do Recife, comemora quatro anos desde que iniciou a transmissão de sua programação experimental, em junho de 2016, e dois anos com microfones abertos e programação própria, iniciada em 28 de junho de 2018. De lá pra cá, além de veicular programas inovadores em conteúdos e formatos, a rádio pública tem desenvolvido ações de formação ligadas às áreas da comunicação e cultura e também celebrado a música pernambucana pelas ondas do rádio e pelas ruas da cidade, tendo assinado já a curadoria de cinco programações de palco gratuitas e a céu aberto na cidade: nas duas últimas edições do REC’n’Play, no aniversário de um ano da emissora, em junho do ano passado, e nos carnavais 2018 e 2019.