NOTÍCIAS

Cultura | 18.07.13 - 19h44

Prefeito assina Decreto de Alerta para o Recife

[caption id="attachment_36338" align="aligncenter" width="680"] Medida foi tomada em função das chuvas acumuladas e da possibilidade de novas precipitações. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Atendendo a uma solicitação da Secretaria-Executiva de Defesa Civil (Sedec), o prefeito Geraldo Julio assinou na tarde de hoje (18), o Decreto de Estado de Alerta. A medida foi provocada pelo grande acumulado de chuvas em 2013 que já ultrapassa a marca de 1.400 mm. Somente nos meses de maio, junho e julho as precipitações no Recife foram de 1.058mm.

O decreto permite uma maior mobilização das secretarias e dos diversos órgãos da Prefeitura e amplia o contingente de pessoal envolvido nas ações de Defesa e Proteção Civil. “Estamos intensificando as ações preventivas e com o Decreto de Alerta poderemos acionar de forma mais rápida os órgãos da Prefeitura envolvidos nas ações emergenciais”, explicou Geraldo Julio.

Pelo decreto ficam convocados para o alerta máximo os servidores das  Secretaria Executiva de Controle Urbano; Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Agentes de Saúde Ambiental; Guarda Municipal; e técnicos da Emlurb, Csurb,  CTTU, URB, IASC. Integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos também vão atuar no Plano de Contingência.

O grande volume de chuvas registrado este ano aumenta a probabilidade de saturação do solo, oferecendo riscos de alagamentos e deslizamentos de barreiras nas comunidades mais vulneráveis. Somente este ano, a Defesa Civil registrou cerca de 4.100 ocorrências.

BALANÇO – Até o último dia 17 de julho, a Secretaria-Executiva de Defesa Civil do Recife providenciou a colocação de 914 mil e 120 m2 de lonas plásticas em 5.520 pontos de risco da cidade com o apoio de 140 agentes operacionais. Ao longo desse período, técnicos realizaram 18.711 vistorias em áreas vulneráveis a deslizamentos de barreiras, alagamentos, transbordamento de canais ou desabamentos, entre outras ocorrências.

No mesmo período, foram aplicados 30.234 m2 de gel impermeabilizante em 121 pontos da cidade. Até o final da Operação Inverno 2013, terão sido colocados 1 milhão e 186 mil m2 de lonas plásticas em  seis mil pontos de risco. Durante a Operação Inverno 2013, o quadro técnico da Defesa Civil - formado por 185 engenheiros, assistentes sociais, arquitetos, geólogos, psicólogos, geógrafos e pessoal administrativo - foi ampliado em mais de 30% com o reforço de 46 técnicos de edificação, cinco engenheiros e 14 técnicos sociais. Os profissionais atuam diariamente apoiados por uma frota composta por 38 veículos de forma descentralizada nos cinco escritórios regionais. No total são 371 servidores atuando em regime de prontidão.

Até o final do último mês de junho, 105 ações educativas foram realizadas em escolas municipais contando com a participação de 2.989 alunos. Durante as atividades, foram distribuídas 3.270 cartilhas com orientações de práticas seguras para quem mora em áreas de risco.

As ações informativas em comunidades localizadas em áreas de risco da cidade foram intensificadas desde ontem. Jardim Monte Verde, UR-10, Dois Unidos, Parque dos Milagres, UR-12/ Três Carneiros, Córrego da Areia, Córrego do Joaquim, Córrego Manoel João, Comunidade Engenho Poeta foram as localidades que já receberam as atividades de orientação porta a porta realizadas ontem e hoje (quinta-feira, 18), onde 1.599 residências foram visitadas.

EMLURB – A Emlurb realizou durante a Operação Inverno 2013, a limpeza e remoção de entulho em 75 canais e canaletas. Foram retiradas 53.150 toneladas de resíduos desses locais. Em outra frente de trabalho, foram trocadas 441 placas de concreto nas principais ruas e avenidas e recapeadas integralmente 48 ruas e avenidas. Durante esse período, a Emlurb tapou 32.535 buracos e executou 873 serviços de recuperação de abatimento no asfalto em mais de 3.000 ruas e avenidas.