NOTÍCIAS

Cultura | 18.07.13 - 19h33

Prefeitura volta a retirar fiteiros instalados no entorno de escolas

Alto Santa Terezinha foi o bairro escolhido para a ação desta sexta-feira (19)

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), realiza, nesta sexta-feira (19), às 9h, a retirada de fiteiros instalados no entorno de escolas públicas no bairro de Alto Santa Terezinha, Zona Norte do Recife. Três unidades de ensino da localidade vão receber a ação - Escola Municipal Alto Santa Terezinha, Creche Municipal Zacarias do Rêgo Maciel e Escola Estadual Rosa de Magalhães Melo.

A medida cumpre recomendação expedida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), baseada na Lei Estadual nº 10.454/1990, que proíbe atividades nocivas no entorno de unidades de ensino. “Vamos retirar atividades como bares perto de escolas, com o fim de garantir a segurança dos estudantes”, enfatiza a secretária-executiva de Controle Urbano, Cândida Bomfim.

A operação também visa desobstruir o passeio público da Avenida Aníbal Benévolo e devolver a calçada aos pedestres. Essa é a segunda ação de remoção de fiteiros e barracas no entorno de escolas este ano. Em abril, 36 equipamentos foram removidos da calçada da Rua Uriel de Holanda, em frente à Escola Estadual Pedro Celso, no bairro de Beberibe.

Realizada pela secretaria-executiva de Controle Urbano (Secon) e de Operações (Seop), a ação contará com o apoio da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb), Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos do Recife (CTTU), Guarda Municipal, Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).