NOTÍCIAS

Cultura | 18.07.13 - 18h38

Recife atrai jovens participantes da Jornada Mundial da Juventude

Apesar do evento acontecer no Rio de Janeiro, a Capital Pernambucana  também é atrativa para quem procura turismo religioso

O Brasil está sendo tomado por jovens do mundo todo que se reúnem para participar da XXVIII Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O evento será realizado de 23 a 28 de julho na cidade do Rio de Janeiro atraindo fiéis católicos não somente um encontro espiritual, mas também para um intercâmbio cultural. Apesar de acontecer no estado carioca, o encontro é uma oportunidade de os participantes conhecerem cidades do Brasil que também oferecem turismo religioso.

Segundo uma pesquisa realizada pelo buscador de viagens Mundi, Recife está entre as cidades mais procuradas para este período, com 8,6% das buscas, atrás somente de Salvador, capital da Bahia. Pelo menos 25 jovens estrangeiros escolheram Recife para iniciar sua viagem, antes de seguirem para o Rio de Janeiro. Eles são da França, Bélgica e Chile e ficam na cidade até o próximo sábado (20).

Recife conta com vários atrativos para quem busca um roteiro de fé. No Convento de São Felix de Cantalice, no bairro do Pina, Zona Sul, estão sepultados os restos mortais de Frei Damião, na Capela de Nossa Senhora das Graças, de quem ele era devoto. Lá está o Museu da Fé, que reúne fotografias e objetos pessoais do Capuchinho. São duas salas: uma era o quarto do Missionário, com os mesmos móveis, inclusive a cama do hospital onde ele morreu. Foi no Convento de São Felix que Frei Damião viveu boa parte dos 66 anos em que atuou como missionário no Nordeste brasileiro.

No Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, está o Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Em 8 de dezembro de 1904, foi inaugurado um monumento com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, com 5,5 metros de altura, vinda da França. Tem sua face voltada para a nova Igreja Matriz, construída em 2008, em frente à antiga capela, construída em 1906. A área transformou-se em local de romaria, atraindo uma grande multidão, e a data 8 de dezembro passou a  ser feriado municipal.

Outros locais para visita:

  • Igreja da Madre de Deus – Construída em 1679 para os Padres Oratorianos da Ordem de São Filipe Néri, ao lado da igreja já existiu um convento. A igreja guarda imagens preciosas da Matriz do Corpo Santo (do século XVII), que foi demolida no início do século XX.
  • Capela Dourada da Ordem Terceira de São Francisco do Recife – Com predominância de talha revestida em ouro, foi construída entre 1696 e 1724. A capela fica no Convento Franciscano, que também abriga as igrejas de Santo Antônio e de São Francisco. O convento é a mais antiga construção do bairro de Santo Antônio, erguida entre 1606 e 1613.
  • Igreja do Santíssimo Sacramento (Matriz de Santo Antônio) – A pedra fundamental foi lançada em 1752, mas só concluída em 1790. As características de sua fachada principal permanecem inalteradas até hoje.
  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – Construída entre 1662 e 1667, com sua fachada original sendo recuperada em 1777. Na sacristia, há um retrato a óleo de D. Afonso VI, rei de Portugal na época de sua edificação.
  • Basílica de Nossa Senhora da Penha – Única no Recife em estilo coríntio, começou a ser construída em 1656, pelos frades capuchinhos franceses, mas só concluída em 1882. Em seu interior, em um dos altares, está o túmulo de Dom Vital e, na sacristia, está o museu Dom Vital, que abriga objetos de uso pessoal do bispo. Possui os únicos verdadeiros afrescos da América latina, pintados pelo artista Murillo La Greca. Nas sextas-feiras, durante o ano inteiro, há a tradicional Benção de São Félix.
  • Basílica e Convento de Nossa Senhora do Carmo – Foi construída em 1667, pela Ordem Carmelita, onde era o Palácio da Boa Vista, do governador do período holandês, Maurício de Nassau. Foi no Convento do Carmo que Frei Caneca fez seus votos religiosos e ordenou-se sacerdote. A Basílica e o Convento do Carmo foram tombados em 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Nossa Senhora do Carmo é a santa padroeira do Recife desde 1908, festejada no dia 16 de julho.
  • Basílica do Sagrado Coração de Jesus (Santuário Salesiano) - No dia 23 de outubro de 2010, o papa Bento 16 concedeu o título de Basílica Menor ao Santuário. A Basílica do Sagrado Coração de Jesus teve sua parte central inaugurada em 1916. A igreja tem relíquias de São João Bosco, São Domingos Sávio e Santa Maria Mazzarello.
  • Santuário de Nossa Senhora de Fátima - No dia 13 de maio de 2012, a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, localizada no antigo Colégio Nóbrega, recebeu o título de Santuário Arquidiocesano. É a primeira igreja no mundo dedicada à Fátima. A pedra fundamental do santuário foi lançada em 1933 e concluída dois anos depois. No coro foi construído, nos anos 90, um ossuário onde estão os restos mortais de 47 jesuítas, entre os quais os do Pe. José Aparício, confessor da vidente Irmã Lúcia de Fátima, e parte dos ossos do Pe. Mariano Pinho, confessor da mística Beata Alexandrina de Balasar.

Saiba Mais - A primeira JMJ foi diocesana, em Roma, no ano de 1986. Seguiram-se os encontros mundiais: em Buenos Aires (Argentina – 1987) - com a participação de 1 milhão de jovens; em Santiago de Compostela (Espanha – 1989) - 600 mil; em Czestochowa (Polônia – 1991) - 1,5 milhão; em Denver (Estados Unidos – 1993) - 500 mil; em Manila (Filipinas – 1995) – 4 milhões; em Paris (França -1997) – 1 milhão; em Roma (Itália – 2000) – 2 milhões, em Toronto (Canadá – 2002) – 800 mil; em Colônia (Alemanha – 2005) – 1 milhão; em Sidney (Austrália – 2008) – 500 mil; e em Madri (Espanha – 2011) – 2 milhões.