NOTÍCIAS

Cultura | 18.07.14 - 12h59

Recife dá largada para se transformar na capital da solidariedade

[caption id="attachment_47561" align="alignleft" width="680"] Geraldo Julio lançou o projeto que é pioneiro no Brasil. (Foto: Andréa Rêgo barros/PCR)[/caption]

Site Transforma Recife, lançado nesta sexta (18) pela Prefeitura, cria uma rede de fortalecimento do trabalho social na cidade

A Prefeitura do Recife pretende tornar a cidade a capital da solidariedade. Na manhã desta sexta-feira (18), o prefeito Geraldo Julio lançou o projeto Transforma Recife, iniciativa pioneira no Brasil que vai cadastrar interessados em realizar trabalho voluntário e instituições que precisam de engajamento social, cruzando dados para que se crie uma integração entre as duas partes. O evento aconteceu na sede da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), reunindo representantes de ONG's, projetos, iniciativas e instituições de voluntariado.

O prefeito Geraldo Julio foi o primeiro a se cadastrar como voluntário no site www.transformarecife.com.br e enfatizou a disposição da gestão em contribuir para que o sentimento de solidariedade se prolifere no Recife. "O Transforma Recife é algo inovador no Brasil em nível de poder público. Estamos criando uma plataforma para juntar as instituições que precisam do trabalho voluntário, aos voluntários que são pessoas físicas, àquelas pessoas que têm disposição em transformar o mundo, melhorar seu entorno, melhorar a cidade e torná-la mais humana", afirmou o prefeito.

O site é o primeiro no Brasil lançado por uma prefeitura. A plataforma, que já está no ar, vai cruzar os perfis de interesse, incluindo preferências de atuação, localização, horários e causa ideal, com as diversas oportunidades de voluntariado, viabilizando uma corrente e contribuindo com o trabalho social no Recife. O cadastramento no site já poderá ser feito a partir de hoje e vai culminar no dia 28 de agosto, quando se comemora o Dia Mundial do Voluntariado, com o primeiro cruzamento de dados, diagnosticando oferta de pessoas e vagas disponíveis nas instituições.    

O objetivo da plataforma online é juntar as entidades parceiras e pessoas que queiram trabalhar voluntariamente, que  poderão se cadastrar no site que vai funcionar como uma espécie de rede social, criando um elo entre voluntários e organizações. Integrando o pacote de ações do Transforma Recife, a cidade receberá um medidor, chamado de voluntariômetro, onde serão computadas as horas de trabalho voluntário como forma de despertar o interesse da população pela iniciativa.

[caption id="attachment_47563" align="alignleft" width="680"] O evento aconteceu na sede da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

De acordo com o coordenador do projeto, Fábio Silva, este canal é apenas o começo de muitas ações de empreendedorismo social na cidade. "O Recife já é reconhecido pela sua capacidade de voluntariado. Com o Transforma Recife vamos criar uma rede, para melhorar o entrosamento entre instituições e pessoas que querem ajudar. E nossas ações vão continuar. No dia 23 de setembro vamos instalar o voluntariômetro, que vai marcar as horas de engajamento das pessoas nas instituições de voluntariado do Recife que se cadastram no site", declarou.

Dulce Ferrão, que atua no Grupo Partilhar, ONG que trabalha com assistência à pessoas com dificuldades de compreensão, aprendizado e síndromes cognitivas, localizado no bairro de Areias, falou da importância do projeto para as instituições de porte menor. "O trabalho voluntário é feito gratuitamente, então contamos apenas com a disposição das pessoas para ajudar. Atualmente temos um grupo de apenas 20 pessoas, que dividem todas as tarefas.Como a manutenção do trabalho muitas vezes é feito através de doações, não temos suporte de divulgação e a partir do site muitas pessoas vão poder conhecer nosso trabalho, chegar nele, colaborando, integrando e aumentando a equipe de voluntários. Isto para nós é maravilhoso", destacou a voluntária.