Saúde Mental do Recife promove intercâmbio de experiências
Projeto vai compartilhar estratégias entre a Capital e municípios participantes
Com o objetivo de conhecer as propostas e estratégias de trabalho desenvolvidas por meio das práticas nos territórios da Capital pernambucana, o projeto Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) está promovendo um intercâmbio de experiências. O objetivo é favorecer a reflexão a partir da troca de experiências entre o Recife e demais municípios participantes. A recepção dos profissionais participantes será às 9h desta segunda-feira, 21, no Museu da Cidade do Recife, no Forte de Cinco Pontas, bairro de São José.
O município do Recife (Rede Preceptora) irá receber 220 profissionais distribuídos em dez grupos de 22. Cada grupo passará quatro semanas conhecendo a rede e identificando as estratégias de trabalho desenvolvidas por meio das práticas nos territórios. O primeiro grupo de profissionais chega ao Recife no próximo dia 21 e permanece até 15/08/2014. Até agosto de 2015, os 22 grupos terão participado do projeto em Recife, permanecendo quatro semanas, cada um.
Durante o trabalho serão contempladas três ações específicas: intercâmbio profissional entre as redes preceptoras e redes em formação; oficinas de atualização de trabalho em rede para as redes em formação; e supervisão clínico-Institucional para as redes preceptoras e redes em formação.
O município do Recife foi selecionado para compor dois Módulos de Formação. O primeiro é o Módulo de Formação B vinculado à Linha de Ação 2 – Saúde Mental Infanto Juvenil. Neste módulo a Rede de Atenção Psicossocial – RAPS do Recife irá receber profissionais dos seguintes municípios: Belém (PA); Ipatinga (MG); Uberlândia (MG); São José do Rio Preto (SP) e Salvador (BA).
O segundo é o Módulo de Formação C vinculado a Linha de Ação 4 – Demandas Associadas ao Uso do Álcool e outras Drogas. Especificamente neste módulo de formação RAPS do Recife irá receber profissionais dos seguintes municípios: Vila Velha (ES); São Carlos (SP); Ouro Branco (MG); Itajaí (SC), Bajé (RS) e Palhoça (SC).
Serviço
O quê: Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)
Quando: a partir de 21 de julho
Local: Museu da Cidade do Recife, Forte de Cinco Pontas, s/N, bairro de São José
Horário: 9h