Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 18.07.18 - 19h15

CTTU implanta mudança de circulação no bairro da Jaqueira no sábado (21)

 
A intervenção acontece em trechos da Rua do Futuro, da Rua Professor Fleming e da Rua Muniz Tavares

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), vai implantar mais uma solução de engenharia de tráfego para melhorar a mobilidade na Zona Norte do Recife. A partir deste sábado (21),  trechos da Rua do Futuro, da Rua Professor Fleming e da Rua Muniz Tavares passarão a ter apenas um sentido de circulação de veículos. A medida visa facilitar o tráfego nas vias adjacentes e diminuir as retenções, registradas principalmente nos horários de pico. 
 
Com a intervenção,  o trecho da Rua do Futuro localizado entre a Praça Professor Fleming até a Rua Padre Roma, passará a ter sentido único de circulação em direção à Padre Roma. Dessa forma, o condutor oriundo da Rua do Futuro, com interesse em chegar à Av. Rui Barbosa não poderá acessar a Rua Professor Fleming. Com isso, o movimento deverá ser realizado mais adiante, na alça de acesso à Rua Muniz Tavares, que passa a ser mão única em direção à Praça Professor Fleming. Já os condutores oriundos da Rua Padre Roma, com interesse em acessar à Rua do Futuro, passarão a convergir antecipadamente à direita na Rua Muniz Tavares.
 
A ação ainda levará também disciplinamento de estacionamento à área. Para o condutor oriundo da Rua Padre Roma, a Rua Muniz Tavares terá o estacionamento proibido nos dois lados até a Rua Professor Fleming; além do lado direito na altura da praça; e do lado esquerdo no trecho final até a Avenida Rui Barbosa. Já a Rua Professor Fleming, na altura da praça, passa a ter o estacionamento proibido no lado esquerdo da via
 
Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a intervenção vai minimizar as retenções identificadas principalmente na intercessão entre a Rua Professor Fleming e a Rua do Futuro. "A nova circulação irá eliminar os conflitos de movimentos existentes nessa intercessão, uma vez que permite o giro livre em ambos os sentidos, sem que o condutor espere por muito tempo. A medida ainda vai refletir positivamente na mobilidade das vias adjacentes, como Rua Padre Roma e Avenida Rui Barbosa", disse.
 
Para regulamentar a mudança, a CTTU vai realizar a manutenção de toda sinalização vertical e horizontal das vias, incluindo 36 placas de sinalização e faixas de pedestres.  Uma equipe ficará em pontos estratégicos para divulgar a ação através de panfletos a partir da quinta-feira (19). Já a partir do sábado (21), um efetivo de agentes e orientadores de trânsito será destacado para auxiliar os condutores e pedestres durante os primeiros dias da mudança.
 
OUTRAS MUDANÇAS – A mudança de circulação e o ordenamento do estacionamento nas vias do bairro Jaqueira fazem parte de um conjunto de ações implantas pela CTTU, que, juntas, refletem positivamente na mobilidade de toda a cidade. A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife, tem se empenhado para encontrar soluções eficazes e com baixo custo. Desde 2013, já são mais de 100 modificações viárias no Recife.