Secretaria-executiva de Inovação Urbana

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 18.07.20 - 19h32

Secretaria Executiva de Inovação Urbana promove o primeiro Laboratório de Inovação com foco na campanha do Julho Sem Plástico

O evento pretende reunir pessoas das mais diversas áreas de atuação que sejam interessadas nas pautas de inovação, tecnologia, sustentabilidade e cidades em um diálogo direto e aberto com o poder público, ativando a criatividade e a inteligência coletiva.

 

O mês de Julho é marcado pelo movimento mundial de conscientização contra o consumo excessivo do plástico e seu descarte incorreto. Para contribuir com a campanha “Julho sem Plástico”, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva de Inovação Urbana do Recife, desenvolveu o Laboratório de Inovação - Edição Julho Sem Plástico, com o propósito de transformar o plástico que descartamos no dia a dia em solução para os desafios urbanos das nossas cidades, no pós-pandemia, de acordo com três pilares: econômico, social e ambiental. As inscrições podem ser feita aqui, até este domingo (19). 

O evento é gratuito e acontecerá totalmente de forma virtual a partir do dia 21 e segue até 26 de julho, e está dividido em três etapas: ciclo de conversas abertas ao público através do canal do Mais Vida nos Morros no Youtube; o  laboratório para desenvolvimento das soluções com mentoria para os inscritos; e a apresentação das soluções, que também será transmitida pelo Youtube. 

A programação contará com a participação de palestrantes renomados como: o cientista, professor e empreendedor Sílvio Meira; o Secretário Executivo de Inovação Urbana do Recife, Tullio Ponzi; o fundador e CEO da Colab, Gustavo Maia, a Superintendente de Meio Ambiente da Administração de Fernando de Noronha,  Daniele Mallmann; o empreendedor social, criador da ONG Novo Jeito, do Porto Social, e das plataformas Transforma Recife e Transforma Brasil, Fábio Silva; a diretora da CasaCor, Isabela Coutinho, o fundador e CEO do FabLab, Edgar Andrade; a arquiteta e especialista em Educação da UNICEF Brasil, Verônica Bezerra; o empreendedor, consultor e fundador do Favelar, Fábio Moraes; entre outros nomes que você pode conferir na programação ao final da matéria.

“O objetivo do laboratório de inovação é estimular e experimentar novas soluções para os nossos desafios urbanos, a partir de um ambiente virtual, da colaboração e da conexão de ideias, inquietudes, especialistas, cidadãos e os nossos desafios do dia a dia. Esse mês é a primeira edição e será sobre o Julho sem Plástico. O que queremos é que em agosto, setembro, outubro e o ano todo seja sem plástico”, destacou, o secretário Executivo de Inovação Urbana, Tullio Ponzi. 

A ideia é que o Ciclo de Conversas seja um momento para as equipes irem adquirindo mais informações sobre o assunto, as possibilidades, os recursos disponíveis e se preparem para o desafio. A solução da equipe vencedora, que cumprir os critérios estabelecidos pelo desafio da proposta como inclusão, facilidade de execução e replicabilidade, avaliada pelos jurados, será contemplada com incubação, mentoria e divulgação. 

Qualquer pessoa acima de 18 anos pode se inscrever, mas as vagas são limitadas. É importante que os interessados acessem o Manual do Participante clicando aqui para saber mais informações sobre o funcionamento e a dinâmica do evento.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

  1. Ciclo de Conversas

21/07, às 19h
YouTube e Facebook

Tema: Inovação, Governo e Cidadão: como redesenhar cidades mais resilientes e preparadas para os novos desafios urbanos?
Silvio Meira, é Professor Extraordinário da CESAR School e o Cientista-Chefe na The Digital Strategy Company.
Tullio Ponzi, Secretário Executivo de Inovação Urbana do Recife
Beatriz Castro, jornalista e mediadora

22/07, às 18h e às 20h
YouTube e Facebook 

Tema: Como o poder público pode estimular o hábito de reciclar e promover uma mudança de comportamento coletivo?
Angélica Nobre, fundadora do Angu das artes
Gustavo Maia, fundador da Colab
LucianaNunes, jornalista e mediadora

Tema: Como a sociedade civil pode contribuir para construção de uma cidade com julho, agosto, setembro... Sem plástico?
Daniele Mallmann, Superintendente de Meio Ambiente da Administração de Fernando de Noronha
Fábio Silva, Presidente da Transforma Brasil
Raynaia Uchôa, jornalista e mediadora


23/07, às 18h e às 20h
YouTube e Facebook 

Tema: Como o Place Branding contribui para a criação de uma identidade comunitária em espaços urbanos?
Caio Esteves, especialista em Place Branding, fundador da Places for Us, autor do livro Place Branding
Joana Lira, pernambucana e artista gráfica
Rebecca Dantas, arquiteta e urbanista, mediadora.

Tema: Como a pedagogia urbana e as crianças podem contribuir para a construção de cidades sustentáveis?
Betita Valentin,co-fundadora e sócia do Fab Lab Recife e coordenadora de Educação Maker
Prof. Francisco, Secretário Executivo de Educação da Prefeitura do Recife
Verônica Bezerra, arquiteta e especialista em Educação UNICEF Brasil
Alexandre Nápoles, advogado e mediador


24/07, às 18h e às 20h
YouTube e Facebook 

Tema: Como transformar um problema ambiental (a gestão dos resíduos urbanos) em oportunidades de inclusão e geração de renda, em escala na era da economia compartilhada e circular?

Bloco 01, às 18h
Karla Batista, fundadora da Azulerde
IsabelaCoutinho, diretora da CasaCor
César Araújo, arquiteto e urbanista, mediador.

Bloco 02, às 20h
Ana Borba, fundadora da LIXIKI
Edgar Andrade, fundador do FabLab
Fábio Moraes, fundador do Favelar
César Araújo, arquiteto e urbanista, mediador.

  1. Laboratório

 

25/07 - 9h30 às 17h

26/07 - 9h30 às 18h

 

  1. Apresentação das soluções

 

As apresentações das soluções encontradas pelas equipes serão transmitidas pelo canal do Mais Vida nos Morros no Youtube, a partir das 19h.