Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 18.07.22 - 12h39

Recife participa da 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO

Evento reunirá, de hoje (18) a 22 de julho, na cidade de Santos, representantes das 295 cidades, de 90 países do mundo, integrantes da rede de cooperação criada e mantida pela organização internacional,a fim de discutir sobre estratégias culturais para reduzir desigualdades e garantir desenvolvimento social

  

De hoje (18) até o próximo dia 22 de julho, o Recife participará, pela primeira vez, da Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. Em sua 14ª edição, o evento é marcado ainda pela estreia do encontro global na América Latina, reunindo representantes das 295 cidades, de 90 países do mundo, integrantes da rede de cooperação criada e mantida pela organização internacional. A cidade de Santos sediará as discussões, que tratarão do papel da cultura e da criatividade na redução das desigualdades sociais e econômicas e na revitalização de espaços urbanos.

Com o tema “Criatividade, caminho para a igualdade”, o evento reunirá autoridades, especialistas e visitantes de várias partes do mundo para debates, trocas de experiência e apresentações de cases de sucesso.

Na comitiva recifense, a música tem lugar cativo, como não poderia deixar de ser. Além de representantes do poder público municipal, entre eles, a secretária de Cultura do Recife, Tayza Contagem, os artistas Gerlane Lops e Lucas dos Prazeres levarão um bocadinho da diversidade, tradição e força das tantas cenas musicais que se encontram, se misturam e se encantam no Recife, virando identidade e raiz de um povo que sabe, como poucos outros, cantar a força que tem.

Os dois artistas, fiéis representantes da música recifense, participaram, entre muitos outros, do processo de candidatura do Recife à rede da Unesco, tendo sido ouvidos pela gestão municipal para a produção do conteúdo de apresentação da cidade e da música que embala e sempre embalou sua história.  

“Integrar a rede de cidades criativas da Unesco é mais do que um orgulho, além de uma merecida conquista do Recife. É também a reafirmação do compromisso com a nossa identidade cultural, o que nos traz ainda mais responsabilidade. A conquista do título de cidade da música é o reconhecimento de que temos cultura como elemento estratégico na vida recifense, na vida das pessoas, que fazem ou vivem a produção artística e cultural. Todos os dias, fomentar e difundir a cultura do Recife: é isso o que buscamos concretizar e ampliar. Um Recife cada vez mais integrado às suas Raízes e ao mundo, único e plural, tradicional e transformador”, afirmou a secretária de Cultura Tayza Contagem.

Durante o evento, além de participar das discussões, o Recife terá um stand na Expo Criative Cities, no Pavilhão Blue Med, com imagens de alguns cartões-postais do destino e também de seus maiores expoentes musicais e culturais, como Chico Science e o Galo da Madrugada. Por cima das fotos, trechos de músicas estamparão nossas paisagens, e um QR Code dará acesso ao perfil do Visit Recife, com 14 playlists, que oferecem um passeio de tirar o fôlego por nossa produção musical, do frevo ao passinho, passando pelo brega, forró e manguebeat. Para conferir, basta acessar: https://open.spotify.com/user/84acv0qcwjoaa7jbfvzny6bu6.

Durante a Expo, haverá ainda um show de Lucas dos Prazeres, tocando e cantando todos os ritmos e tradições defendidas há muitas gerações por ele e sua ancestralidade.  Gerlane Lops levará seu samba para outro polo do evento, montado no centro histórico da cidade de Santos.

Recife, cidade criativa - O título de Cidade Criativa, na categoria Música, foi concedido ao Recife pela Unesco, no último mês de novembro de 2021. Com isso, a capital pernambucana passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco, formada por 295 cidades em 90 países, que tem por objetivo favorecer a cooperação e o fortalecimento da criatividade como fator estratégico de desenvolvimento sustentável, nos aspectos econômico, social, cultural ou ambiental. Recife e Campina Grande, na Paraíba, foram as duas únicas candidaturas brasileiras confirmadas entre as 49 cidades que passaram a integrar a Rede em 2021.

 

O título foi resultado de um intenso trabalho de escuta de representantes da cena musical recifense e seus variados estilos, ritmos e vocações sonoras, que embasou a candidatura apresentada à Unesco pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, com chancela da Comissão Nacional.