NOTÍCIAS

| 18.08.12 - 17h29

Recife lança campanha de atualização da caderneta da vacinação

[caption id="attachment_24436" align="alignleft" width="334"] A campanha serviu para atualizar a caderneta de vacinação dos pequenos. Foto: Lú Streithorst[/caption]

No Dia D de mobilização, aproximadamente 160 unidades da rede municipal participam da iniciativa

Iguaria típica da infância de muita gente, o algodão-doce encheu de sabor a boca de adultos e crianças que foram à Policlínica Albert Sabin, na Tamarineira, na manhã deste sábado (18). Apreciar a guloseima foi um dos passatempos preferidos por quem esteve no local – escolhido pela Prefeitura do Recife para o lançamento oficial da campanha de atualização da caderneta de vacinação.

O evento foi comandado pelo secretário de Saúde do Recife, Humberto Antunes. Além de diversos gestores e técnicos do Município, a iniciativa contou com a participação do titular da pasta estadual, Antônio Carlos Figueira, acompanhado de funcionários do Governo de Pernambuco. A mobilização seguirá entre 20 e 24 de agosto para crianças com até cinco anos de idade incompletos.

“A vacinação contra doenças imunopreveníveis é um dos maiores e mais exitosos programas do Ministério da Saúde. Ainda que nossa cobertura seja grande, próxima dos 100% na maioria dos casos, participamos da campanha por entendermos a importância de manter esses índices elevados na capital pernambucana. Não podemos abrir brechas para o adoecimento da garotada nem permitir a reintrodução de enfermidades como a paralisia infantil, já eliminada do País há mais de duas décadas”, destacou Humberto Antunes.

Para entreter a criançada, muita música, decoração especial, distribuição de balões e a agitação da Família Zé Gotinha. Também marcaram presença os Anjos da Enfermagem. O grupo criado em 2005 é formado em sua maioria por voluntários e desenvolve trabalhos com foco na humanização da saúde. Maquiados e com o suporte de fantoches, os integrantes arrancaram sorrisos de quem aguardava ansiosamente pela picadinha.

Com dois meses de vida, João Lucas Santos se assustou quando recebeu as vacinas pneumocócica 10 valente e as contra a paralisia infantil e a pentavalente – as duas últimas, novidade na campanha. Uma, por chegar na versão injetável, que oferece melhor proteção individual. A outra, por combinar a imunização contra a hepatite B e a antiga tetravalente, que protege da difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus influenzae. “Acho importante levar meu filho para vacinar. Dá uma dor vê-lo chorar, mas é preciso passar por isso para garantir que ele ficará bem de saúde”, enfatizou a mãe, Rafaela Melo.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel, existem aproximadamente 103 mil crianças com o perfil da campanha no município. “Não há uma meta a ser atingida, mas acreditamos que até 10% dos meninos e meninas nessa faixa etária deverão ser contemplados. É essencial os pais e responsáveis estarem de posse da caderneta de vacinação para identificarmos as doses que poderão ser ministradas a cada criança”, destacou.

O calendário básico para a criança inclui as vacinas BCG, hepatite B, Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Inativada Poliomielite (VIP), pentavalente, rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). Durante a campanha, haverá o reforço na distribuição da Vitamina A, relevante para suprir deficiências nutricionais em crianças com idade entre seis meses de menos de cinco anos. O produto está disponível rotineiramente na rede municipal. As doses, não injetáveis, devem ser tomadas a cada seis meses.

Cerca de 160 unidades da rede municipal de saúde funcionarão até as 17h deste sábado para atender à demanda. A empreitada envolverá mais de 600 pessoas, entre gestores, funcionários, estudantes e voluntários. Na próxima semana, a imunização ocorrerá dentro da rotina dos estabelecimentos. Para saber o local mais próximo de casa, moradores do Recife podem entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde pelo número 0800.281.1520. O teleatendimento funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, sem intervalo para almoço.

Saiba mais

Vacina Pentavalente: Será administrada aos dois, quatro e seis meses de vida. Reúne em uma única aplicação a proteção de duas vacinas distintas, a contra a hepatite B e a tetravalente – que protege da difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus influenzae tipo B (meningite e outras doenças bacterianas).

Vacina Inativada Poliomielite (VIP) - A partir de agora, as crianças que nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil tomarão doses injetáveis aos dois meses e aos quatro meses de vida. A terceira dose, aos seis meses, e o reforço, aos 15, continuam com a vacina oral, as famosas duas gotinhas.