NOTÍCIAS

Saúde | 18.08.15 - 09h47

Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas realiza visitas in loco aos CAPSad

Com a ida ao Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação do Alcoolismo (CPTRA), na última semana, na Tamarineira, a secretária de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (SECOD) da Prefeitura do Recife, Aline Mariano, concluiu visitas in loco aos equipamentos da rede municipal de saúde que trabalham especificamente com substâncias psicoativas, os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad). Durante dois meses, secretária e equipe da pasta visitaram seis CAPSad do município e algumas Unidades de Acolhimento vinculadas aos equipamentos. A atividade trouxe a oportunidade de conversar com a equipe dos centros e conhecer as demandas do serviço para integrar as políticas de atuação entre a SECOD e Secretaria de Saúde.

De acordo com o gerente geral do Eixo de Tratamento, Antônio de Pádua, as visitas foram importantes porque integram a SECOD com a rede de saúde do município. “Nosso objetivo é ampliar o acesso aos tratamentos e cuidados do usuário de drogas e dependentes químicos”, informou. “Em breve os CAPSad vão funcionar junto com o programa Atitude Municipal da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. Teremos dois núcleos de atendimento: Crianças e Adolescentes e Adultos e Idosos, complementando o atendimento à população”, reforçou.

Entre os CAPSad visitados além do CPTRA da Tamarineira, estão o Professor José Lucena, na Imbiribeira; Luiz Cerqueira, em Santo Amaro; René Ribeiro, no bairro de Afogados; Vicente Araújo, em Torreão e Eulâmpio Cordeiro de Recuperação Humana, no bairro Zumbi. Já as Unidades de Acolhimento foram Jandira Masur, em Campo Grande, e Celeste Aída Chaves, no Cordeiro. De acordo com a secretária Aline Mariano, os técnicos vão produzir relatórios que fortalecerão ainda mais os equipamentos. “Estamos estabelecendo alianças para o enfrentamento às drogas e a Secretaria de Saúde é estratégica para o plano. Os profissionais que compõem o serviço irão fortalecer o trabalho de forma integrada, junto com o nosso trabalho”, explicou Mariano. “Tem sido muito importante ver de perto o funcionamento da rede do CAPSad para dessa maneira integrar as políticas públicas”, finalizou a secretária.


O eixo de tratamento da pasta já participa de Grupos de Trabalhos (GTs) oferecidos pela saúde mental, no intuito de construir o fluxograma de atendimento aos usuários. Os grupos de CAPSad, Unidade de Acolhimento e Infantil vêm para fortalecer a intersetorialidade do serviço e atendimento. Em breve, a secretaria vai lançar os editais de convênio com as Comunidades Terapêuticas e do programa Atitude Municipal, que é um programa voltado para usuários de drogas em extrema vulnerabilidade social.