Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 18.08.17 - 19h57

PCR leva conversa sobre autonomia e sonhos aos jovens do Compaz do Cordeiro

img_alt

Ação de prevenção ao uso e abuso de drogas através de atividades lúdicas continuará nas tardes das próximas três sextas (Foto: Cortesia)

 

Ter uma casa própria. Ser jogador de futebol. Esses foram alguns sonhos revelados por cerca de 50 jovens nesta sexta-feira (18), no Compaz do Cordeiro. A roda de diálogo fez parte do Papo Reto sobre Vida - serviço da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, que visa prevenir o uso e abuso de drogas através de atividades lúdicas. A ação faz parte do Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas, lançado pela Prefeitura este ano.

"A maneira como a conversa foi conduzida fez com que os jovens se envolvessem de acordo com as suas realidades. Eles se integraram e quiseram ficar para ouvir essa mensagem sobre perspectiva de vida, que é essencial", disse Maura Alves, articuladora do Compaz com a comunidade.

Durante a conversa com os jovens, o mobilizador social Erick Santos falou sobre autonomia. "Quando temos um sonho e acreditamos nele, precisamos focar para que nada possa nos impedir de realizá-lo. Para isso, precisamos ter autonomia sobre nós mesmos", disse o profissional da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod).

Após o término do Papo Reto Sobre Vida, o estudante Lyvisson Alberto, de 19 anos, foi fazer o que mais gosta: desenhar. No papel, expressou com a sua arte o que aprendeu na conversa e sintetizou um pouco da sua experiência de vida. Aos 16 anos, Lyvisson se envolveu com drogas e terminou deixando a escola. Ele lamenta por ter perdido dois anos, mas agora está focado no sonho de ser designer. "No desenho, coloquei alguns elementos que vemos nos usuários de drogas, como a fumaça. Coloquei também a ampulheta, que simboliza a perda de tempo. Quanto mais tempo passamos na droga, mais tempo perdemos".