Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 18.08.21 - 14h45

Na Semana do Ciclista, PCR realiza evento sobre segurança viária para entregadores

img_alt

Parceria entre CTTU, Compaz, Samu Recife, Iniciativa Bloomberg de Segurança viária, iFood e Abraciclo levou orientações, itens de proteção e workshop de manutenção de bicicletas para 40 ciclistas entregadores do Recife. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Com o objetivo de garantir a segurança viária dos ciclistas, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), promoveu, nesta quarta-feira (18), a primeira edição do evento “Bora de bike, Recife?” A programação aconteceu no Compaz Miguel Arraes e faz parte da Semana do Ciclista, que uniu as equipes de engenharia e educação para o trânsito, com o objetivo de promover ações que levassem estrutura cicloviária e conscientização sobre a importância do respeito às leis de trânsito para proteção de todos.

Na ocasião, ciclistas entregadores receberam orientações sobre segurança viária e itens de segurança como capacete, jaqueta, kit de primeiros socorros, sinalizadores e ferramenta de manutenção, além de máscara, álcool em gel e manuais de manutenção para bicicleta, os brindes foram doados pelos parceiros Abraciclo e iFood. A programação contou com a participação de 40 ciclistas entregadores e teve foco em orientações de primeiros socorros, em parceria com o Samu Recife e sobre o Código de Trânsito Brasileiro, explicando a sinalização viária, os direitos e deveres do ciclista, além de informações sobre o cuidado com a bicicleta. “O nosso objetivo é promover segurança viária com sinalização, orientação, educação, infraestrutura e todas as formas possíveis, para reduzir os riscos de sinistros de trânsito na nossa cidade, em especial para os ciclistas”, destaca a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

O evento teve início com uma palestra sobre segurança viária realizada pelo coordenador executivo da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária no Recife, Gustavo Sales. “A Iniciativa Bloomberg tem apoiado as políticas públicas de mobilidade sustentáveis desenvolvidas pela Prefeitura do Recife e um dos avanços mais importantes tem sido a expressiva ampliação da malha cicloviária. O Recife está mais conectado, com estruturas cicláveis cada vez mais seguras, o que a coloca entre as cidades que adotam as melhores práticas internacionais em segurança viária. Nesse Dia do Ciclista, esses avanços devem ser celebrados e incentivados porque são projetos que impactam na qualidade de vida do usuário e também na qualidade do meio ambiente”, destacou. Além da palestra, os ciclistas participaram de um workshop para manutenção das bicicletas.

Para incentivar o uso da bicicleta, sob a ideia de que “uma bicicleta a mais é um carro a menos”, a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária sorteou uma bike entre os participantes. O entregador Lucas Thomas, que trabalha há dois anos com esse serviço, foi o vencedor e destacou que o respeito é a atitude mais importante no trânsito. “Esse evento é muito importante para ajudar com orientações sobre o que fazer no dia a dia. A mensagem que a gente quer deixar é de respeito aos ciclistas, principalmente para que os motoristas não fiquem passando muito perto nas ruas. Quando os motoristas passam perto da gente gera um desconforto por conta do vento, que acaba derrubando a gente. O aumento das ciclofaixas está sendo muito importante porque aumenta esse espaço entre os ciclistas e os carros”, conta o entregador.

Outro parceiro do evento foi o iFood, que, por meio do Programa Anjos de Capacete, já tem feito parcerias com motociclistas entregadores e, agora, trouxe 40 ciclistas, também entregadores, para receber as orientações sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e itens de segurança. “Estamos muito felizes em realizar mais uma edição do Anjos de Capacete em Recife, principalmente por ampliar o projeto aos entregadores ciclistas, tão essenciais para o nosso ecossistema”, afirma Felipe Daud, gerente de políticas públicas do iFood.

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO - A Prefeitura do Recife tem atuado com um Programa de Educação para o Trânsito, focado em chegar cada vez mais próximo dos diversos atores, como os pedestres, ciclistas e motoristas. As equipes estão realizando ações cada vez mais integradas entre fiscalização, desenho urbano e comunicação, levando ao cidadão a mensagem de que o respeito às leis de trânsito salva vidas. Além disso, já foram realizadas diversas parcerias com empresas públicas ou privadas como a da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, SAMU Recife, ifood, Abraciclo, agregando várias organizações para promover a segurança viária, que é uma responsabilidade compartilhada entre todos os cidadãos.

ANJOS DE CAPACETE – O Anjos de Capacete é um projeto do iFood que visa capacitar entregadores parceiros em primeiros socorros e segurança no trânsito. Realizado em parceria com prefeituras e SAMU, o programa já capacitou 164 entregadores nas cidades de São Paulo, Recife e Belo Horizonte e, agora, 40 entregadores ciclistas também em Recife. A ideia é ensinar técnicas de primeiros socorros e cuidados essenciais para uma boa segurança viária, habilitando os entregadores ciclistas para se tornarem multiplicadores do aprendizado. Após a formação, os participantes receberão um certificado e uma série de equipamentos, entre eles um capacete diferenciado, o que lhes permitirá ser facilmente identificados nas ruas. Ao se tornarem oficialmente “anjos de capacete”, poderão, eventualmente, atuar nos primeiros socorros prévios ao atendimento do SAMU.