Secretaria de Esportes

NOTÍCIAS

Esportes | 18.08.22 - 13h57

Festa e dança no pé marcam abertura dos Jogos da Pessoa Idosa

img_alt

Cerimônia do evento realizado pela Prefeitura do Recife contou com desfiles dos 27 grupos participantes e acendimento de tocha, no Geraldão. (Foto: Iggor Gomes/PCR)

 

A tarde da última quarta-feira, 17, foi de muita euforia no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira. Com 740 inscritos, os Jogos da Pessoa Idosa deram largada para a edição de 2022. Esta será a 14ª, que segue até o dia 31 de agosto. O público tem idades que giram entre 60 e 90 anos, distribuídos por 27 grupos. A realização é da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes.   

“É sempre uma energia incrível isso aqui. A gente faz jogos escolares e inúmeros outros, mas nenhum é mais bonito e mais animado que os da pessoa idosa”, destacou Rodrigo Coutinho, secretário de Esportes. “Isso deixa a gente com a energia lá em cima, sobretudo porque sabemos não só da importância de estar competindo, participando, mas do benefício dessas atividades no dia a dia, em retorno para a saúde de cada um dos senhores e das senhoras. Toda vez que investimos em esportes, diminuímos as filas em unidades de saúde.” 

As oficinas acontecem nesta sexta-feira, 19, no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, das 9h às 11h. A competição esportiva será realizada nos dias 23 e 24 de agosto, também no Compaz Ariano Suassuna, das 9h às 11h. Serão 10 modalidades adaptadas: voleibol, basquete, handebol, futsal, hóquei, golfe, arco, estafeta, dominó e dama. 

“Já participei de umas 10 edições ou mais. E participo de tudo que a Prefeitura oferece. Faço hidroginástica, dança, jogos. O que oferece, estou fazendo”, explicou a animada Edna Correia, de 84 anos. “A empolgação pra esse ano está excelente, principalmente porque tem que ter muita gratidão a Deus, por estarmos vivos, mesmo com idade já avançada. E vou participar de todos os jogos: basquete, vôlei, o com o pé lá, um que tem de laçar. O que der, eu participo. Sem contar a dança, que é o que mais gosto”, frisou. 

A mostra artística e cultural será realizada no dia 29 de agosto, no Teatro Luiz Mendonça, em Boa Viagem. Nela, os inscritos apresentarão suas produções, evidenciando os aspectos da temática por meio da dança, teatro, poesia e outras manifestações. Os grupos receberão medalhas e troféus, e os cinco primeiros colocados serão homenageados com placas. O encerramento será no dia 31, na AABB, nas Graças, das 14h às 18h.  

O tema deste ano busca trazer uma reflexão sobre as origens e raízes dos grupos participantes. Os idosos inscritos serão atendidos pela equipe de professores dos Programas de Esporte (Recife Ativo, Esporte no Compaz, Esporte é Fundamental e Esporte de Rendimento).  

Wellington Barbosa, 63 anos, participará da sua segunda edição nos jogos e relatou a importância do evento na superação de um quadro de depressão recente. Além disso, deixou uma mensagem para que mais homens se engajem. “Na primeira edição que fui, já gostei demais. É uma alegria intensa e é muito bom pra gente. Percebemos que tem poucos homens aqui. Na hidro mesmo, só tem eu e mais dois. Eu aconselho que procurem mais. É bom fazer essas atividades esportivas. Faz a gente desopilar mais a mente. Passei um período meio depressivo, e participar tem me ajudado muito. E idoso, quando chega certa idade, tem que estar ativo. Mentalmente, tudo isso me ajudou muito, principalmente porque interagimos com outros grupos.” 

Em 2021, um total de 22 grupos de idosos participaram do evento e cada um recebeu um troféu. Mais precisamente, foram inscritas 687 pessoas, com idades entre 60 e 90 anos. As modalidades, adaptadas especificamente para cada grupo etário, foram nove: voleibol, basquete, handebol, futsal, hóquei, arco, estafeta, dominó e dama. Todos receberam medalhas.