Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 18.08.22 - 17h45

Prefeitura do Recife apresenta parceria com a UNICEF sobre direitos da criança e adolescente no bairro do Ibura

img_alt

A Escola Professor Jordão Emerenciano irá receber uma programação com roda de conversa com adolescentes e intervenções artísticas e culturais promovidas pelo UNICEF, celebrando o Mês da Juventude. (Foto: Marcos Pastich/PCR)
 
 
A Prefeitura do Recife e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) realizarão, neste sábado (20), a apresentação da #AgendaCidadeUnicef para cerca de 200 adolescentes e jovens moradores do bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife. A ação acontece com o apoio da ONG Etapas e tem como objetivo fortalecer e integrar as políticas públicas destinadas a crianças e adolescentes que vivem em vulnerabilidade. O encontro acontece a partir das 14h, na quadra da Escola Professor Jordão Emerenciano, na Cohab, visando criar oportunidades, fortalecer a promoção de saúde mental e prevenir violências. A roda de conversa contará com gestores da Prefeitura do Recife e especialistas do UNICEF.  

Intervenções artísticas e culturais farão o aquecimento para uma roda de conversa, que abordará temáticas relacionadas aos direitos e oportunidades para crianças e adolescentes. Estarão  o secretário executivo da Juventude do Recife, Marcone Ribeiro, a secretária executiva de Esportes, Yane Marques, e o secretário executivo de Segurança Cidadã, Paulo Moraes.

A parceria entre a Prefeitura do Recife e o UNICEF foi formalizada em abril deste ano, definindo o bairro do Ibura como prioritário para a atuação da iniciativa devido aos indicadores sociais desafiadores e
potencialidades locais. A #AgendaCidadeUNICEF prevê a realização de ações integradas, até 2024, nas áreas de educação, inclusão socioprodutiva, proteção contra violência, além de saúde e bem-estar. Neste período, o UNICEF disponibilizará apoio técnico, compartilhamento de metodologias, monitoramento e intercâmbio com outras iniciativas locais e globais. Projetos e programas que já ocorrem em parceria entre a Prefeitura e o UNICEF passam a fazer parte da iniciativa e serão intensificados no território, como, por exemplo, a Busca Ativa Escolar, o fortalecimento das redes de proteção, a mobilização de adolescentes e jovens, e a promoção de oportunidades por meio da plataforma 1MiO – Um Milhão de Oportunidades.

O Mês da Juventude, realizado pela Secretaria Executiva de Juventude do Recife em parceria com iniciativas sociais e privadas, além de outras secretarias municipais, está na sua segunda edição. O mês é realizado em alusão ao Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto, e prevê um cronograma de atividades educativas sobre os 11 direitos das juventudes e ações de fortalecimento de articulações estratégicas para reafirmar o desenvolvimento da Política Pública da Juventude, conforme está previsto no Estatuto da Juventude, no Plano Municipal da Juventude do Recife.

Serviço -  Apresentação da #AgendaCidadeUNICEF no Ibura:
Escola Prof. Jordão Emerenciano
14h: Grafitagem com Adelson Bóris e coletivo
14h30: Cortejo de Omô Nilê Ogunjá
15h: Roda de Conversa entre adolescentes, UNICEF e Prefeitura do Recife
16h: Apresentação de Brega Funk Os Tralhas


Outras ações do Mês da Juventude da Prefeitura do Recife:
19 de agosto
08h - Oficina de Percussão - Escola Municipal São Cristóvão
13h - Oficina de Teatro/Dança - Escola Municipal São Cristóvão
13h - Encontro Juventude Pelo Clima e Território - Porto Digital

20 de agosto
9h - Aula Inaugural da Formação Jovem Falcão - Compaz Miguel Arraes
13h - Agenda Cidade UNICEF
 
22 de agosto
14h - Formação Juventude Participa SESC Santa Rita

23 de agosto
Formação Brinquedos e brincadeiras conectando gerações - Assistência Social - Gerência da Primeira Infância

24 de agosto
07h - Visita ao Núcleo Jovem de Comunidade Terapêutica atendidos pela Secretaria Executiva de Políticas Sobre Drogas - Igarassu
08h - Oficina de Iniciação Musica - Escola Municipal Luiz Vaz de Camões
13h - Oficina de Teatro - Escola Municipal Luiz Vaz de Camões

25 de agosto
- Oficina de Artes Visuais - Escola Municipal Karla Patrícia
- Aula Inaugural da Formação Jovem Falcão.

28 de agosto
11h - Batalha do Casarão
14h - Evento Vinde a Luz - Parque Treze de Maio

29 de agosto
Oficina de Artes Visuais - Escola Municipal João XXIII

30 de agosto
13h - Arena de direitos: Construindo e acessando as políticas públicas de Juventude no Recife - SESC Casa Amarela Zona Norte.

31 de agosto
08h - 2º Módulo da Formação para Jovens Protagonista - EREM Dom Sebastião Leme.

14h - Ação para Comunidade do Pilar - Cesar School