Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 18.08.22 - 17h59

Prefeitura do Recife inaugura Unidade de Cuidados Paliativos no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, na Estância

img_alt

Ao todo, são oito leitos de enfermaria dedicados exclusivamente a pacientes acima dos 60 anos diagnosticados com doenças que não têm mais cura (Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde do Recife)

 

Em mais uma ação da maior reestruturação na saúde pública da capital pernambucana, através do Recife Cuida, a Prefeitura do Recife inaugurou, na manhã desta quinta-feira (18), a Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), na Estância, na Zona Oeste da cidade. Ao todo, são oito leitos de enfermaria dedicados exclusivamente a pacientes acima dos 60 anos diagnosticados com doenças que não têm mais cura.

 

A internação no serviço é feita através do Sistema de Regulação da Secretaria de Saúde do Recife. Para ter acesso aos leitos, os pacientes precisam passar por uma avaliação clínica e se enquadrar em alguns critérios de elegibilidade para a abordagem em cuidados paliativos, como por exemplo a dependência para execução da maior parte das atividades diárias e básicas da vida; declínio físico; diminuição de resposta ao tratamento, e outras questões associadas.

 

Ainda hoje, pacientes internados no próprio Hospital e que estão dentro do perfil serão transferidos para a enfermaria de cuidados paliativos. “O Hospital da Pessoa Idosa é, sem dúvidas, um modelo para as redes do Recife e do Estado. Quando entramos aqui, sentimos o cuidado que é oferecido aos pacientes. Inaugurar esta ala, dentro do Recife Cuida, é mais um passo que damos rumo ao fortalecimento do perfil de assistência não só desta unidade, mas de toda nossa gestão. É o enriquecimento da filosofia que pregamos, focando na humanização, dedicação e qualidade do nosso atendimento”, destacou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. 

 

Na nova unidade, uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos, vai atuar com abordagem paliativa diante dos pacientes com doenças sem possibilidade de cura. Dessa forma, é possível proporcionar um acompanhamento que permeia os mais diversos eixos dos cuidados, ofertando um serviço humanizado e com qualidade assistencial. 

 

As duas enfermarias foram nomeadas de acordo com o perfil assistencial que esta ala oferece: “Cuidar” e “Proteger”, cada uma com quatro leitos. Os locais contam com poltrona para acolhimento dos pacientes e familiares; televisão; computador para prescrições médicas e acompanhamento de prontidão e segurança. Estes espaços ainda têm pintura, decoração e arquitetura para despertar o lúdico e torná-los um ambiente de harmonia, auxiliando no enfrentamento do processo de doença. As equipes ainda vão estimular os familiares a levarem ao Hospital objetos que representem a identidade do paciente e tornem o leito o mais pessoal possível.

 

Durante o internamento, para gerar uma experiência mais leve e menos traumática, os pacientes que tiverem condições poderão realizar passeios mais amplos até a área da praça do Hospital ou ao ponto de leitura, sempre acompanhados de um profissional habilitado. Além disso, os idosos que estiverem na unidade terão uma visitação flexível, permitindo que o elo social seja mantido. 

 

“Por muito tempo, considerou-se que os cuidados paliativos eram ligados ao fim da vida, unicamente e exclusivamente. Também é, mas não apenas isso. Esta abordagem faz a prevenção do sofrimento, com uma atuação muito firme no controle de sintomas. Se é prevenção do sofrimento, os cuidados paliativos precisam estar em todas as fases, desde o diagnóstico até as fases mais difíceis de terminalidade, passando pela fase final da vida até o processo ativo de morte. Quando há a despedida, os familiares vivem o seu processo de luto e a abordagem desempenha um papel fundamental”, comentou o médico paliativista e coordenador da Unidade de Cuidados Paliativos do HECPI, Wagner Reis.

 

Como o Hospital é uma referência na assistência em saúde à pessoa idosa, a Direção de Ensino e Pesquisa da unidade investe na educação permanente dos profissionais, realizando formações em cuidados paliativos para aprimorar os conhecimentos relacionados à temática. Dessa forma, utilizando o processo de ensino-aprendizagem fundamentado na partilha de experiências e discussões, é possível alcançar melhores resultados na assistência aos pacientes.

 

A diretora geral do Hospital, Roberta Monteiro, destacou a importância da parceria com a Prefeitura do Recife. “Nós já realizávamos este tipo de cuidado com os pacientes aqui da unidade. E concretizar a abertura destes leitos exclusivos para essa abordagem e ampliar para toda rede é muito gratificante, porque fortalece a nossa missão de nos tornarmos referência no atendimento humanizado para a população do Recife, principalmente a idosa e seus familiares. Tudo isso só é possível graças à cooperação da gestão da Secretaria de Saúde, e com essa integração, união e parceria fica mais fácil alcançar esses objetivos”, vibrou a gestora.

 

HECPI - Primeiro Hospital do Norte e Nordeste dedicado aos cuidados da população com idade de 60 anos ou mais, o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa foi inaugurado em 1º de outubro de 2020, e conta com uma estrutura com mais de 8 mil m² de área construída no bairro da Estância, Zona Oeste da capital. Possui 72 leitos, sendo 62 na enfermaria e 10 de UTI. O ambulatório possui 13 consultórios, além de sala para procedimentos. Dispõe de Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico com diversos exames disponíveis para população. Já o Bloco Cirúrgico possui quatro salas de cirurgia e cinco leitos para recuperação pós-anestésica. Atualmente, a unidade possui mais de 75 mil atendimentos realizados (consultas médicas e não médicas), cerca de 650 mil exames e 9 mil procedimentos cirúrgicos.

 

SIMPÓSIO -  No dia 20 de agosto, o HECPI irá realizar o 1º Simpósio sobre Cuidados Paliativos. O evento, que teve as inscrições esgotadas, abordará o tema “A assistência interdisciplinar no cuidado à pessoa idosa em cuidados paliativos” e tem como objetivo discutir temas voltados para assistência segura e baseada em evidências dos pacientes idosos com doenças que não têm mais cura.

 

RECIFE CUIDA - A Prefeitura do Recife vai investir R$ 400 milhões para promover uma grande reestruturação na Rede Municipal de Saúde que vai impactar diretamente no atendimento prestado aos recifenses. O valor será destinado à contratação de mais profissionais, implantação do novo modelo de gestão, melhoria na infraestrutura das unidades e implantação da saúde digital. As mudanças já começaram este ano e devem ser finalizadas até 2024.