População da Zona Sul do Recife conta com novo serviço odontológico
Os moradores da Zona Sul do Recife, atendidos pelo SUS Municipal, passaram a contar com um novo serviço de saúde bucal oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde. Nesta terça-feira (18), o secretário da pasta, Humberto Antunes, e o coordenador Nacional do Programa de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, entregaram aos usuários um novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O mais novo centro funciona na Policlínica do Pina. As ações fazem parte do Programa Recife Sorrindo Mais – pertencente ao programa do Governo Federal Brasil Sorridente.
Além do secretário e do coordenador geral da política, também estiveram presentes o coordenador geral de Saúde Bucal de Pernambuco, Paulo César Oliveira; a gerente do DS VI, Daniele Rodrigues; a coordenadora de Saúde Bucal do Recife, Beatriz Vasconcelos, profissionais e usuários da unidade. Com as requalificações, o CEO da Policlínica do Pina, também passou por ampliações no números de equipamentos e de profissionais.
Agora são oito cirurgiões-dentistas para atender a população nas áreas de endodontia, periodontia, cirurgia, estomatologia e pacientes especiais. Isso fará com que mais de 800 atendimentos mensais sejam oferecidos no Centro. Ainda haverá dois dentistas protesistas que ficarão responsáveis pelo atendimento às pessoas que necessitarem de próteses. O atendimento será referência para os moradores do D.S. VI. A quantidade de cadeiras para atendimentos odontológicos aumentou para cinco, além também do numero de salas.
De acordo com o Secretario Humberto Antunes, a obra é mais uma que fez parte do planejamento da gestão atual. “Estamos oferecendo a população recifense tudo que há de mais moderno no atendimento odontológico. Havíamos nos comprometido em ampliar a oferta dos melhores serviços. Uma dessas melhorias é este Centro de Especialidades Odontológicas. Agora os moradores poderão ser ainda melhor atendidos e assistidos com a ampliação da cobertura dos serviços de Saúde Bucal”, disse.
O Programa Federal Brasil Sorridente oferece prevenções da Saúde Bucal através do Sistema Único de Saúde. Está presente em 90% das cidades brasileiras, e disponibiliza 901 CEOs e 21,7 mil equipes em todo o país. Com a implantação do serviço no Recife, o representante do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, explica que a Cidade está expandindo o direito de todos os brasileiros terem serviços odontológicos de qualidade. “Os usuários que necessitam ou vão necessitar de serviços especializados como tratamentos de canal, diagnósticos, combate ao câncer de boca e outras doenças, além da extração de dentes pelo SUS, terão esses serviços mais próximos de casa. O espaço oferece também o Laboratório Regional de Prótese Dentária”, comentou Pucca.