Saúde Bucal do Recife anuncia mais um novo serviço para a população
O novo Centro de Especialidades Odontológicas da Policlínica do Pina
será entregue, logo mais, às 15h
Por Tádzio Estevam
Após a inauguração do Laboratório Municipal de Próteses Dentárias, ocorrida na última sexta-feira (14), na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, o Programa Recife Sorrindo Mais – que compõe o programa federal Brasil Sorridente -, anuncia mais um serviço que irá melhorar a qualidade da saúde bucal da população do Município: a requalificação e ampliação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que funciona na Policlínica do Pina (Avenida República do Líbano, 355, Pina, ao lado do novo shopping Rio Mar). A entrega das novas instalações acontecerá na própria policlínica, a partir das 15h, e contará com a participação do coordenador Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca.
A novidade deste ‘novo’ CEO ficará por conta do tipo de consulta oferecida aos moradores dos bairros que compõem o Distrito Sanitário VI (Pina, Boa Viagem, Setúbal, Ibura, Cohab, Imbiribeira, Jordão, Ipsep). Agora a unidade conta com cinco cadeiras de dentista – antigamente eram apenas três. O número de profissionais também aumentou. Agora serão oito cirurgiões-dentistas para atender as especialidades de endodontia, periodontia, cirurgia, estomatologia e pacientes especiais. Isso representará mais 800 atendimentos mensais oferecidos pelo centro. Haverá, também, dois dentistas protesistas que ficarão responsáveis pelo atendimento às pessoas que necessitarem de próteses totais ou parciais, que será a referência para os moradores atendidos pelas Unidades de Saúde da Família e também das Unidades Básicas Tradicionais do Distrito Sanitário VI.
CEO – Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) realizam tratamentos de canal, diagnótisco e combate ao câncer de boca e outras doenças (estomatologia), além da extração de dentes, como última instância. Os profissionais dessas unidades, seis espalhadas em policlínicas da Capital, também são capacitados para cuidarem da saúde bucal de pacientes com necessidades especiais.
Os casos de urgência são direcionados para as policlínicas Arnaldo Marques, no Ibura; Amaury Coutinho, na Campina do Barreto; Agamenon Magalhães, em Afogados; e Professor Barros Lima, em Casa Amarela. Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, 300 dentistas das mais diversas especialidades prestam serviço na rede.
Brasil Sorridente – É o programa de prevenção da saúde bucal do Governo Federal oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ele está presente em 90% das cidades brasileiras, e disponibiliza 901 CEOs e 21,7 mil equipes em todo o país. Dados do Ministério da Saúde apontam que 400 mil extrações de dentes foram evitadas por ano desde 2004, período de criação da política. Em 2011, foram realizados mais de 150 milhões de atendimentos odontológicos na rede brasileira.