NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 18.09.15 - 17h56

Centro de Referência LGBT funcionará em unidade móvel na Parada da Diversidade, neste domingo (20)

Diversas secretarias estarão presente no evento, através de um estande da Prefeitura do Recife. Organização da parada espera um público estimado em 600 mil pessoas.

No próximo domingo (20), a Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife, recebe a 14ª Parada da Diversidade. O evento é realizado pelo Fórum LGBT de Pernambuco com o apoio da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado.

A Prefeitura do Recife se faz presente no evento através de ações de diversas secretarias, através de um estande de serviços do Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife, do Centro de Combate à Homofobia do Estado, do Centro Referência Clarice Lispector, Secretaria de Defesa Social e do Ministério Público de Pernambuco. O objetivo da central móvel é informar sobre os serviços oferecidos por esses equipamentos e dar visibilidade aos serviços que atendem a população LGBT durante todo ano.

Ainda durante a Parada, a equipe da Gerência da Livre Orientação Sexual (GLOS), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, estará realizando uma pesquisa sobre a violência homofóbica na capital pernambucana, com o objetivo de colher informações para subsidiar a construção do relatório sobre a violência vivida pela população LGBT no Recife e poder direcionar as ações de forma mais eficiente.

A concentração do evento será a partir das 9h, no Parque Dona Lindu, e a expectativa é de 600 mil pessoas. Este ano, o tema será "Você não está só: em nossa família, liberdade é direito”. A Parada conta com 11 trios que realizam o trajeto do Parque Dona Lindu até a Padaria Boa Viagem.

Limpeza Urbana

A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) preparou uma programação especial para atender às necessidades do evento. No esquema de limpeza, o órgão irá disponibilizar um total de 181 ajudantes e 35 equipamentos para a execução dos serviços de manutenção e limpeza.

A execução do serviço dará início na madrugada do dia 19, com instalação de caixas brook’s e contenedores. As atividades se encerram no dia 20, às 17h, com a lavagem das vias públicas por onde passarão os trios elétricos e o público. A estimativa é de recolher cerca de 60 toneladas de resíduos.

O objetivo da ação é proporcionar a limpeza do espaço urbano e, além da instalação das caixas brook’s e contenedores, havéra varrição, limpeza da faixa de areia, lavagem e remoção de todo lixo produzido e disposto de forma inadequada durante o evento.