Compaz Ariano Suassuna é finalista do Prêmio PMI Melhores do Ano 2017
Nesta segunda-feira (18), a associação Project Management Institute (PMI/PE) anuncia os vencedores do Prêmio PMI Melhores do Ano 2017 na categoria Projetos. A Prefeitura do Recife está entre os três finalistas com o projeto do Centro Comunitário da Paz Escritor Ariano Suassuna (Compaz). A apresentação e a defesa da concepção e metodologia de gestão da fábrica de cidadania do Recife será feita pela Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas dentro da IX Conferência de Gestão, Projetos e Liderança, também promovido pelo PMI/PE. O evento acontecerá no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), às 15h.
O evento tem por objetivo estimular os debates sobre gestão, projetos e liderança. Sob estas perspectivas, a ideia é que o gerenciamento de projetos e programas possa ser definido considerando as limitações e variações relacionadas, por exemplo, ao tempo, custos e outros recursos a serem utilizados para alcançar os objetivos traçados. Otimizar todas essas variantes são traços considerados pela premiação e o Compaz Escritor Ariano Suassuna, localizado no bairro do Cordeiro, entrou para a lista dos finalistas de 2017.
Inaugurado em março deste ano, o Compaz do Cordeiro foi fruto de um trabalho que nasceu dentro da Secretaria de Segurança Urbana do Recife e que o Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), da Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas, foi responsável por todo o processo de integração dos esforços das equipes envolvidas, desde a concepção da ideia, passando pelo acompanhamento passo a passo das obras até a implantação dos serviços oferecidos. O ciclo se fecha quando o EGP entrega a administração do Compaz à Secretaria de Segurança Urbana do Recife, que passa a responder pelas atividades do Centro e passa a oferecer os serviços à comunidade.
A ideia central deste projeto é de um espaço diferenciado com todas as suas ações voltadas ao combate à violência por meio de ações preventivas, reunindo em um único espaço lazer, esporte, educação e oferta de serviços. Com isso, a gestão municipal integra uma série de atividades em um único lugar, tornando-se referência para crianças, jovens e adultos. Assim, a gestão busca difundir e fortalecer o exercício da cidadania em áreas de grande vulnerabilidade social atingindo, neste caso, bairros localizados na Zona Oeste do Recife.
Esta é a segunda unidade construída pela gestão, sendo a primeira localizada no Alto Santa Terezinha, o Compaz Governador Eduardo Campos, criado com a mesma metodologia. Tanto uma unidade quanto a outra foram construídas estrategicamente em locais com alto índice de vulnerabilidade social.
Sobre o EGP - O Escritório de Gerenciamento de Projetos da Prefeitura da Cidade do Recife (EGP/PCR) surgiu da necessidade de priorização de projetos alinhado aos objetivos estratégicos da organização. O objetivo primordial do Escritório é fornecer informações sistemáticas dos projetos a fim de dar suporte à alta gestão na tomada de decisões.
Atualmente o EGP tem em seu portfólio 46 projetos. Desde a sua implantação, no final do ano de 2013, o EGP já acompanhou a entrega de 36 projetos.
O EGP/PCR possui uma estrutura de gerenciamento com governança pensada e desenvolvida especialmente para a realidade da Prefeitura. Atua em projetos de infraestrutura, habitação e saneamento, bem como alguns outros projetos estratégicos para a gestão. As principais funções do escritório são a integração das secretarias envolvidas no projeto, a otimização dos recursos, o fornecimento de metodologia, ferramentas e técnicas de gerenciamento a serem usadas por toda a entidade, bem como a elaboração de toda documentação dos projetos desde o seu planejamento até seu encerramento.
PMI - Foi fundado em 1969 nos EUA, é considerado a maior associação mundial sem fins lucrativos, voltada ao Gerenciamento de Projetos, com mais de 500.000 membros, voluntários, profissionais certificados, atuando em 185 países. No Brasil, o PMI está presente em 15 estados, promovendo o gerenciamento de projetos e provocando o pensamento inovador e a troca de ideias sobre todos os aspectos do gerenciamento de projetos, suas práticas, negócios e resultados. Para isso, promove alianças, palestras e encontros de profissionais ligados ao tema, visando capacitar executivos de todos os setores para que, abraçando e utilizando a metodologia de gerenciamento de projetos, possam atingir e atribuir isso ao seu sucesso. A regional do PMI-PE foi a primeira a ser fundada na região Nordeste em 2003, já tendo comemorado 14 anos de sua fundação. A atuação do PMI-PE abrange os estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba.