Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 18.09.23 - 20h56

Setembro de muitas oportunidades para fazedores de cultura do Recife

img_alt

Nesta segunda-feira (18), quando encerram as inscrições para os editais municipais da Lei Paulo Gustavo, que registravam, até o fim da manhã de hoje, mais de 1.100 projetos submetidos, a Prefeitura do Recife inicia as pré-conferências de cultura. Estão abertas ainda as inscrições de propostas artísticas para o Festival de Dança (Foto: Andrea Rego Barros/PCR)

Setembro avança cada dia mais cultural na capital pernambucana. Enquanto as prorrogadas inscrições para os editais da Paulo Gustavo recebem as últimas propostas, até as 17h horas de hoje (18), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, convoca os fazedores de cultura da RPA 1, para o primeiro dia de pré-conferências de cultura, a partir das 18h, na Escola Municipal Soldado José Antônio Nascimento, na Boa Vista.

Depois de promover uma escuta com a categoria, no último dia 6 de setembro, o poder público municipal abriu também inscrições de propostas artísticas para o Festival de Dança, que podem ser feitas até sexta-feira (22), depois de promover uma flexibilização de calendário, neste momento de muitos caminhos culturais abertos.

“Os ajustes realizados no nosso calendário cultural tiveram um objetivo claro: diante de tantas oportunidades simultâneas, entre editais e festivais, buscamos uma forma de permitir que fazedores e fazedoras de cultura consigam aproveitá-las ao máximo. O nosso objetivo, seja na Lei Paulo Gustavo, na nova eleição do Patrimônio Vivo ou no Festival de Dança, por exemplo, é alcançar todo mundo que tenha interesse de participar”, afirma o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Melo.

“É um momento muito importante para a cultura do Recife e também do Brasil inteiro, que anuncia novos tempos, de mais trabalho, mais celebração e muitos encontros da população com suas tradições e manifestações”, celebra o presidente da Fundação de Cultura do Recife, Marcelo Canuto.

Lei Paulo Gustavo

Abertas desde o último dia 5 de setembro, as inscrições para os editais Geraldo Pinho (Audiovisual) e Recife Criativo (Multilinguagens) encerram já já, às 17h. Devem ser feitas no site www.culturarecife.com.br, onde estão disponíveis os editais e seus respectivos anexos, desde o último dia 5 de agosto.

 

Neste último fim de semana de inscrições, a Prefeitura disponibilizou um plantão de atendimento telefônico, no sábado e domingo, das 8h às 18h, para prestar todo o apoio aos fazedores de cultura e fornecer as derradeiras orientações e esclarecimentos sobre os editais e as inscrições.

 

Até o final da manhã de hoje, havia cerca de 1.100 inscrições finalizadas nos dois editais municipais.

 

Festival de Dança

Estão abertas as inscrições para espetáculos de dança, performances e produções audiovisuais em dança interessadas em compor a programação do 26º Festival Internacional de Dança do Recife.

 

As inscrições devem ser feitas pelo site www.culturarecife.com.br até o próximo dia 22 de setembro. Podem ser inscritos espetáculos inéditos e não inéditos, exposições relacionadas com a linguagem da dança (fotografia, lambe lambe, escultura etc.), performances e produções audiovisuais em dança (videodança, videoarte etc), entre produções de dança recifenses, pernambucanas, brasileiras ou internacionais. As propostas artísticas poderão ser realizadas tanto em espaços convencionais, como teatros, bem como em espaços não-convencionais, a exemplo de praças e ruas.

 

A convocatória destina-se a artistas, companhias, coletivos e grupos de dança de todo o território nacional, Pessoa Física ou Pessoa Jurídica (inclusive MEI).

 

Pré-conferências

Com o objetivo de mobilização, sensibilização, capacitação e formulação de propostas para a VIII Conferência Municipal de Política Cultural, serão oito encontros, até o próximo dia 26 de setembro, das 17h às 22h: nas RPAs da cidade e reunindo representantes das linguagens culturais (Artesanato, Artes integradas, Artes urbanas, Artes visuais, Audiovisual, Ciclo natalino, Ciclo junino, Ciclo carnavalesco, Circo, Cultura popular, Dança, Design, Fotografia, Gastronomia, Literatura, Moda, Música, Ópera, Teatro, Patrimônio Cultural e outras).

Antecipando as discussões sobre o tema geral da VIII Conferência, “Democracia e Direitos Culturais”, cada um dos encontros será dedicado à formulação de propostas nos seguintes eixos: Gestão, Institucionalização e Marcos Legais da Cultura; Diversidade e Territórios Culturais; Patrimônio Cultural, Memória e Democracia; Formação Cultural; e Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável. De cada etapa da pré-conferência, serão escolhidas 25 propostas para pautar os debates da Conferência: cinco por eixo.

A partir dessas propostas, caberá à Conferência Municipal eleger as questões, proposições e delegados para a IV Conferência Estadual de Cultura, etapa anterior à IV Conferência Nacional de Cultura.

O calendário completo das pré-conferências e todas as mais palpitantes novidades e agendas da cultura da cidade pode ser acompanhado no Instagram @culturadorecife.