João da Costa garante R$ 2,5 milhões para Rede Municipal de Saúde
Recursos serão utilizados na reforma de três maternidades por meio de convênio viabilizado pela Rede Cegonha
O prefeito do Recife, João da Costa, aprovou, nesta terça-feira (18), junto ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recursos na ordem de R$ 2,5 milhões para a reforma de três maternidades da rede municipal: Bandeira Filho, Barros Lima e Arnaldo Marques. O valor será repassado pelo Ministério da Saúde para Prefeitura do Recife até o final deste ano, por meio de convênio viabilizado pela Rede Cegonha. Além do prefeito, também participaram da audiência o senador Humberto Costa e o secretário Gustavo Couto (Saúde).
Nas três maternidades serão construídos os Centros de Parto Normal, também conhecidos como Casas de Parto. A maternidade Bandeira Filho também vai receber uma Casa da Gestante, que atenderá às mulheres que necessitam de um tempo maior de internação após o parto. “A Prefeitura do Recife conseguiu viabilizar recursos que vão proporcionar a qualificação das maternidades municipais. Conseguimos aprovar todas as nossas propostas encaminhadas ao ministro Alexandre Padilha, o que referenda a eficiência das ações conjuntas e as parcerias entre as esferas federal e municipal. Isso fortalece o compromisso do Governo Federal com a Prefeitura do Recife”, disse João da Costa.
João da Costa obteve também a sinalização positiva de Alexandre Padilha para a ampliação do numero de ambulâncias do SAMU. Durante a audiência o prefeito apresentou o Plano Municipal de Combate ao Crack e Outras Drogas e o Ministro se comprometeu com a viabilização de recursos para instalação de quatro Albergues de Recuperação, de Consultórios de Rua e para construção de Caps 24 horas. “Teremos como investir na requalificação do Samu, também poderemos contar com o Ministério da Saúde para agilizarmos as medidas do Plano Municipal de Combate ao Crack, que está dentro das nossas políticas de Saúde Mental”, afirmou Gustavo Couto.
Rede Cegonha: A Rede Cegonha é composta por um conjunto de medidas para garantir a todas as brasileiras, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento adequado, seguro e humanizado desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê.