NOTÍCIAS

| 18.10.11 - 16h09

Prefeitura do Recife realiza 16°Festival Internacional de Dança do Recife

Serão 10 dias dedicados à dança com mais de 30 espetáculos, intervenções artísticas e atividades formativas entre 20 e 30 de outubro

Foi anunciada na manhã desta terça (18), no Salão Nobre do Teatro de Santa Isabel, a programação do Festival Internacional de Dança do Recife (FIRD), que acontecerá de 20 a 30 de outubro. O evento é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura do Recife, e conta com o patrocínio da Petrobras, Caixa Econômica Federal, Funarte, Ministério da Cultura e Lei de Incentivo à Cultura; além de contar com o apoio cultural do Instituto Cervantes, Aliança Francesa, Instituto Francês e Consulado Francês.

Os detalhes sobre as atividades e espetáculos foram apresentados pelo secretário de Cultura, Renato L, pela presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Luciana Félix, pela gerente de dança, Cris Galdino, e pelo coordenador do festival, Arnaldo Siqueira. “Estamos muito animados para realização de mais uma edição desse evento que já se consolidou na agenda cultural da cidade. Trazemos para a população um apanhado de ótimos espetáculos nacionais e internacionais sempre visando à descentralização e acessibilidade à cultura”, afirmou o secretário de Cultura, Renato L.

Com curadoria da coreógrafa e professora Marta César (SP), a 16ª edição do FIDR homenageia o músico, dançarino e ator pernambucano, Antônio Carlos Nóbrega por sua trajetória dedicada à cultura do Estado. Enveredando pelos caminhos da interculturalidade, o festival contempla trabalhos marcados por conteúdos e procedimentos de encenação das danças populares e de rua. “Dessa vez, daremos uma atenção especial às ações externas, a exemplo de “Sinais de Dança”, que acontece nas faixas de pedestres quando acende o sinal vermelho. Essa atividade será realizada em mais pontos da cidade”, explicou Arnaldo Siqueira.

Como acontece em todas as edições, além dos eventos de rua, os ingressos para os espetáculos nos teatro têm preço único de R$ 5,00. A solenidade de abertura acontece na próxima sexta-feira (21), às 21h, com apresentação de um dos mais esperados espetáculos da programação, “Tão Próximo”, da Quasar Cia de Dança (GO), no Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu), com a presença de representantes da Prefeitura do Recife, patrocinadores e apoiadores do evento. Mas antes da abertura oficial, nesta quarta (19) e quinta-feira (20), durante todo o dia, o evento levará intervenções de dança às avenidas e espaços públicos da capital.

Ao todo, a programação traz mais de 30 espetáculos entre grupos locais, nacionais (CE, SP, RJ e GO) e internacionais (ESP, ARG, NOR, FRA), que ficarão em cartaz nos principais teatros da cidade, como Teatro Hermilo Borba Filho, Teatro Apolo, Teatro de Santa Isabel, Teatro Barreto Júnior e Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu). As apresentações também ocorrerão em locais públicos como parques (Parque da Jaqueira), praças (do Diário e Arsenal) e faixas de pedestres (Zona Sul, Centro e Zona Norte), entre outros polos espalhados pelas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade.

Destaque ainda para as ações no bairro de Santo Antônio, Paço Alfândega e Geraldão. “O Festival Internacional de Dança do Recife segue todas as diretrizes da política cultural implementada pela Prefeitura do Recife: a descentralização, a democratização do acesso, o convite para que a população conheça os equipamentos culturais da sua cidade, a pluralidade e o intercâmbio com o que vem de fora”, pontuou Luciana Félix.

Confira toda programação no link: www.dancarecife.blogspot.com . Mais informações também no twitter do Festival @festivaldanca.