Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Assistência Social | 18.10.17 - 17h44

Mulheres da Cooperativa Palha de Arroz têm reencontro com as letras em projeto de alfabetização

img_alt

Programa vai beneficiar 25 mulheres da cooperativa, que receberam nesta quarta-feira (18) kits do projeto Lição de vida das mãos do prefeito Geraldo Julio (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Motivos diversos afastaram das salas de aula durante muitos anos 25 catadoras de materiais recicláveis da Cooperativa de Mulheres EcoVida Palha de Arroz. Mas hoje, por meio do projeto Lição de Vida, elas voltaram para a escola para acertar as contas com as palavras. As catadoras ganharam nova chance de ter acesso à cidadania pela educação. Na manhã desta quarta-feira (18), o prefeito do Recife, Geraldo Julio, tomou café da manhã com as trabalhadoras da cooperativa, localizada no bairro do Arruda, e entregou os kits de alfabetização que utilizarão nas aulas, que serão realizadas no próprio galpão de triagem.

Na visita, o prefeito conversou com as catadoras, viu as etapas do tratamento de resíduos sólidos e deu o pontapé inicial no projeto de educação. A meta é transformar a vida das profissionais por meio do reencontro com as letras. "Esse aqui é um grande projeto de sustentabilidade e construção social. Hoje são 31 mulheres trabalhando aqui e elas já fizeram vários cursos e vão continuar esse projeto importante dado pela Secretaria de Educação. Vinte cinco delas poderão fazer o curso e estamos aqui cuidando delas, levando assistência e sustentabilidade", defendeu o prefeito. 

O Lição de Vida é um projeto realizado em parceria com o Governo Federal que visa alfabetizar jovens e adultos acima de 15 anos para que eles possam, posteriormente, ingressar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e concluir o Ensino Fundamental. As aulas acontecem não apenas nas escolas, mas em salas cedidas em associações de moradores, além das Unidades do Compaz Cordeiro e Alto Santa Terezinha, e entidades civis ou religiosas.

Com 68 anos, Lindinalva Alves dos Santos é uma das catadoras mais antigas da cooperativa. Empolgada com a nova chance, ela fala da dificuldade de estudar quando era mais jovem. "Só fiz até a 4ª série e estou muito feliz pela vida ter aberto essa porta para mim. Quero aprender mais, porque estudei há muitos anos e as coisas mudaram. Sou do tempo em que se levava palmatória e ficava de castigo. Estudar abre a mente. Então, vou começar tudo de novo", contou ela, com a voz alegre e os livros nas mãos. Lindinalva teve oito filhos e parou os estudos para cuidar da família.

A vida também não foi fácil para a catadora Claudeci Soares Gomes, 42 anos. Ela abandonou a sala de aula na 6ª série, por causa da dificuldade de conciliar a rotina de catar resíduos e estudar longe de casa. "Era muito difícil porque eu tinha que passar o dia na rua, debaixo do sol, catando material e puxando carroça e a escola era longe de casa. Mas hoje aqui a professora é maravilhosa. A gente tem oportunidade e isso fortalece a gente e vamos abraçar essa chance", contou.

A secretária da Mulher, Cida Pedrosa, comemorou o aniversário de 54 anos no evento. Num discurso emocionado, ela ressaltou a oportunidade de lançar o projeto na cooperativa. "Talvez seja uma das etapas de construção mais importante e mais bonita. Temos aqui mais de  30 mulheres que trabalham nesse galpão fazendo coleta seletiva e selecionando material de resíduo sólido. Agora, elas vão ter uma sala de aula noturna após um dia de trabalho e terão todas as condições, de aqui no espaço, transformarem suas vidas a partir da alfabetização, da educação. Elas poderão a partir disso dar um grande passo para outras conquistas", defendeu Cida.

Para o secretário de Educação, Alexandre Rebêlo, a iniciativa demonstra que não se pode desistir dos sonhos. No local, a pasta montou sala de aula, trouxe uma professora para dar melhores condições para a aprendizagem das mulheres. "Aqui é um conjunto de mulheres já adultas que ficam o dia inteiro nessa parte de seleção  e tratamento de resíduos e à noite elas estão se dispondo a estudar. então para nós todo esforço da nossa parte vale a pena. montar sala de aula, colocar merenda, trazer professor, para que consigam ter a melhor condição de aprendizagem possível. É prova que a gente não pode nunca desistir dos nossos sonhos. A educação abre as portas de um novo mundo para elas."

As aulas na Cooperativa Palha de Arroz acontecerão no período noturno, de segunda a quinta-feira, entre 19h e 21h. No Galpão de reciclagem, a Secretaria de Educação organizou uma estrutura para receber as estudantes, com afixação de lousa na parede e a disponibilização de 25 cadeiras e seis mesas. As alunas ainda receberão ainda merenda diária fardamento, livros da Educação de Jovens e Adultos e kits de material escolar, compostos por cadernos, canetas, lápis e borracha.

PALHA DE ARROZ - Desde 2014, a Secretaria da Mulher realiza um trabalho de acompanhamento de um grupo de catadoras de materiais recicláveis, moradoras da comunidade de Palha de Arroz, no bairro do Arruda, e no entorno. Como resultado desse apoio e de diversos processos formativos colocados em prática, a organização do grupo evoluiu e a ideia da formação da Cooperativa de Mulheres EcoVida Palha de Arroz consolidou-se. A inauguração do Galpão de Reciclagem de Palha de Arroz, em 2016, contribuiu para a constituição do grupo e a referência no que respeito à separação e tratamento de resíduos sólidos. Atualmente, 30 cooperadas atuam no espaço.