Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 18.10.17 - 17h13

PCR comemora Dia Mundial da Alimentação no Parque da Jaqueira

img_alt

Centenas de maçãs foram distribuídas durante a ação da Secretaria de Saúde do Recife sobre hábitos alimentares saudáveis (Foto: Cortesia)

 

Em comemoração do Dia Mundial de Alimentação, que aconteceu na segunda-feira (16), a equipe de Nutricionistas do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) realizou ação de saúde e prevenção para uma alimentação mais saudável, na manhã desta quarta-feira (18), no Parque da Jaqueira.  Ao todo, 19 nutricionistas da Secretaria de Saúde do Recife alertaram e orientaram as pessoas sobre os cuidados com alimentos processados e ultra processados, chamando a atenção para a mudança de hábitos alimentares na prevenção de doenças, como hipertensão, diabetes e obesidade, entre outras.

Os oito Distritos Sanitários de Saúde do município, prepararam diferentes palestras sobre alimentação saudável. A nutricionista Juciany Medeiros, de 35 anos, profissional do Nasf no Distrito Sanitário 1, esclareceu sobre os vilões da alimentação, como os produtos processados e ultra processados, como macarrão instantâneo, temperos prontos e sucos artificiais, por exemplo. "Para viver saudável é preciso comer comida de verdade que venha da natureza" disse. 

Na ocasião, foram distribuídas cerca de 400 maçãs para as pessoas que se exercitavam na pista de corrida do Parque da Jaqueira. A fruta é considera o símbolo da alimentação saudável para a nutrição.  As maçãs foram doadas pela CEASA e Shopping Tacaruna Social, em parceria com a Prefeitura do Recife.
 
A estudante Adeilza Temostino, de 44 anos, passava pelo parque no momento da ação e avaliou a importância da conscientização para a mudança de hábitos. "Comemos mal, e essas palestras mostram que podemos mudar" afirmou.

Dia Mundial da Alimentação - Celebrado em 16 de outubro, a data serve como uma reflexão acerca da alimentação saudável e chama a atenção sobre os perigos dos alimentos processados. A data é celebrada em mais de 150 países.