Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 18.10.22 - 12h12

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta mais dois concertos gratuitos até o fim da semana

img_alt

Nestas quarta e quinta-feira (19 e 20), conjunto orquestral mantido pela Prefeitura do Recife se apresenta no Teatro de Santa Isabel, sob a regência do maestro Lanfranco Marcelletti Jr., com repertório majoritariamente brasileiro. (Foto: Brenda Alcântara/Arquivo PCR)

 

Menos de quinze dias após a realização de duas apresentações, a Orquestra Sinfônica do Recife volta a convidar a cidade para celebrar a música erudita. Nestas quarta e quinta-feira (19 e 20), o conjunto orquestral mais antigo em atividade ininterrupta do país, sobe ao palco do Teatro de Santa Isabel para mais dois concertos gratuitos, desta vez sob a regência do maestro titular Lanfranco Marcelletti Jr. As apresentações, oferecidas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, serão gratuitas, com início às 20h.

Confirmando o compromisso ético e estético de prestigiar a música erudita nacional, a Orquestra executará um repertório majoritariamente brasileiro, com peças de Nilson Lopes e Heitor Villa-Lobos. O francês César Franck também será lembrado.

O programa já começa ensolarado, com a “Abertura Nordestina”, de Nilson Lopes, compositor e arranjador pernambucano, de Nazaré da Mata. “A composição lembra nossos índios, a chegada dos portugueses e o triste período da escravidão, terminando com referências ao xaxado e ao cangaço”, comenta o maestro Lanfranco, situando a composição na história e na memória nordestinas.

Do célebre Heitor Villa-Lobos, o maestro escolheu a “Bachiana Brasileira nº 9”, composta em 1945. “Foi a última de suas bachianas: uma grande maneira de terminar o ciclo de nove composições tão significativas para a música brasileira”, classifica o maestro.

A apresentação encerrará com a “Sinfonia em ré menor”, de César Franck, datada de 1889, composta por três movimentos, que, segundo o maestro, transitam entre o trágico, o sublime e misterioso até triunfar em grande alegria. Melhor despedida, impossível.

Os ingressos para as duas apresentações serão distribuídos gratuitamente, na bilheteria do Santa Isabel, a partir das 19h. Terá prioridade de acesso quem não conseguiu entrar no concerto anterior e fez um cadastro, informando nome e telefone para contato.

 

Serviço

Concertos da Orquestra Sinfônica do Recife – Temporada 2022

Datas: 19 e 20 de outubro

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)

Entrada franca: Ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 19h