Café da manhã marca comemoração do Dia da Consciência Negra
Ritmos e manifestações como afoxé e coco animaram os presentes no hall de entrada da PCR
[caption id="attachment_10073" align="alignright" width="334" caption="Foto: Luciano Ferreira"][/caption]
Por Mauro Rossiter
A Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), por meio da Diretoria de Igualdade Racial, promoveu, nesta sexta-feira (18), um café da manhã para comemorar o Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. O evento aconteceu no hall de entrada do edifício-sede da Prefeitura do Recife e contou com ritmos e manifestações, como afoxé e coco.
Além de divulgar o combate ao preconceito racial, o evento tem como objetivo comemorar o aniversário de morte e a capacidade que Zumbi dos Palmares teve de pensar uma nova forma de sociedade brasileira. O grande líder negro foi morto no dia 20 de novembro de 1695. O ano de 2011 também foi escolhido pela ONU como o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes.
A diretora de Igualdade Racial da SDHSC, Rosilene Rodrigues, explicou o porquê da comemoração acontecer no hall da PCR. “A gente escolheu realizar a comemoração aqui para que todos os funcionários, servidores e a população da cidade pudessem ter acesso a essa manifestação, que é muito importante para consolidar uma política pública da Prefeitura voltada à promoção da igualdade racial”, disse.
Gustavo Gomes, 25 anos, é professor de história e integrante do Afoxé Oxum Pandá, que se apresentou durante a comemoração. Ele falou sobre o seu grupo e a celebração da festa. “O nosso grupo é dedicado a Oxum, que é a orixá da beleza, da riqueza e do amor. Através do afoxé, a gente retoma a ancestralidade religiosa, a estética, a identidade e a militância política negra. Esse ato simbólico serve para dar visibilidade à cultura negra”, concluiu.