Centro Paulo Freire sedia I Fórum de Educação Integral em Pernambuco
Hoje (18) e amanhã (19), cerca de 500 pessoas discutem a temática da ampliação do horário escolar
[caption id="attachment_10098" align="alignright" width="334" caption="Foto: Lu Streithorst"][/caption]
Por Suzan Vitorino
O Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena, está sediando, nesta sexta-feira (18) e sábado (19), o I Fórum de Educação Integral em Pernambuco “Territórios Educativos na Construção de Saberes e Valores”. Realizado pelo Comitê de Políticas Públicas em Educação Integral, o encontro tem o intuito de discutir os objetivos da ampliação do horário escolar, entre outros assuntos. O Comitê é composto pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife (Seel), Secretaria de Educação de Pernambuco e demais secretarias municipais do Estado, em parceria com os Programas Mais Educação e Escola Aberta. A abertura do evento contou com a presença dos secretários de Educação municipal e estadual, Ivone Caetano e Anderson Gomes, respectivamente.
O Fórum iniciou com uma apresentação teatral dos estudantes da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, sobre a vida de Paulo Freire. O encontro promove uma ampla reflexão sobre a Educação Integral, discutindo a realidade da matriz curricular e socializando as práticas pedagógicas. Também visa a fortalecer as articulações das ações dos Programas Mais Educação e Escola Aberta com os diferentes setores e parceiros. Os debates são realizados por meio de conferências, painéis, mesas temáticas e formação de grupos de trabalhos temáticos.
“Esse momento é muito proveitoso, já que discutir a educação integral é uma necessidade urgente. Essa discussão precisa ser realizada com qualidade, e essa qualidade deve se estender para os profissionais que cuidam dos estudantes e para o espaço físico da escola”, frisou a secretária Ivone Caetano.
Compondo a mesa, também, a representante do Comitê de Políticas Públicas em Educação Integral, Glauce Goveia, afirmou que o Fórum foi construído coletivamente. “É um evento reflexivo, que propõe o diálogo entre as pessoas que fazem a educação no Estado. Vamos produzir um documento sobre o que vai ser proposto e debatido para direcionar as ações da Educação Integral”, pontuou Glauce.
Para a coordenadora do Programa Escola Aberta da Escola Municipal do Recife André de Melo (Bairro da Estância), Jance Gleyce, a formação vai agregar mais conhecimento para o seu trabalho no projeto. “Dividir conhecimentos e trocar experiências é o mais importante. Vou levar tudo o que aprendi para o Escola Aberta”, garante. A diretora Sílvia Pereira, da Escola Dilma Cecília, de Itapissuma – a 37 km do Recife -, veio participar do Fórum. “É importante conhecer o projeto, para tentar implantá-lo da melhor forma possível. A Educação Integral estimula os estudantes a praticar esportes, entre outras atividades, dentro da escola”, afirma.
A mesa de abertura contou, também, com as presenças do presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Fernando Freire; dos secretários de Educação de Olinda, Paulo Valença, e de Itamaracá, Vilma Bezerra; da professora da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (Facho), Letícia Ramé; da coordenadora Geral do Programa Conexões de Saberes da UFPE, Ana Emília Castro; da professora da UFRPE, Maria José Sena; e da professora da Rede Estadual, Ana Selva.