NOTÍCIAS

Cultura | 18.11.11 - 11h31

João da Costa inaugura primeira etapa do habitacional Palha do Arroz

Será o 19° habitacional entregue pela Prefeitura do Recife, nesta gestão, que beneficiará 126 famílias moradoras de palafitas às margens do Canal do Arruda

O prefeito do Recife, João da Costa, inaugura, nesta sexta-feira (11), às 11h30, a primeira etapa do 19° conjunto habitacional entregue pela Prefeitura do Recife nesta gestão. Desta vez, 126 famílias, removidas de palafitas às margens do Canal do Arruda, passam a ter um novo endereço, no bairro Campo Grande. Localizado na Avenida Professor José dos Anjos, s/n, o habitacional H 01 - Palha do Arroz é composto por casas duplex e térreo, de 42 e 48m, todas com sala, cozinha, dois quartos e área de serviço.

A obra faz parte do Programa de Saneamento Integrado da Bacia do Beberibe (PAC Beberibe-Prometrópole) e conta com financiamento do Banco Mundial, com contrapartida da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado. O investimento total do Palha do Arroz está orçado em cerca de R$ 10 milhões. As obras de construção da primeira etapa do conjunto foram iniciadas no final de 2009. Já a segunda fase deve ser entregue até o final do ano, contando com outras 101 unidades que seguem as mesmas características das primeiras. O terreno onde está inserido o conjunto tem uma área de 34.134m2 e 9.440m2 de área construída.

Os moradores que serão relocados para as novas casas e que viviam em palafitas, às margens do canal do Arruda, estavam inseridos no programa de auxílio moradia.“Esse é um projeto de saneamento integrado, em que estão sendo promovidas verdadeiras mudanças em toda aquela área, que compõe a bacia do Rio Beberibe. Retiramos as famílias de situações precárias e as colocamos em habitacionais, dando qualidade de vida a essas pessoas”, afirma o prefeito João da Costa. De acordo com o gerente geral da Unidade Executora Municipal do Prometrópole, Pedro Paschoal há ainda outra aspecto importante no projeto. “Os investimentos realizados neste projeto estão mudando a realidade da população ribeirinha, melhorando a qualidade de vida, proporcionando a inclusão das comunidades a cidade formal”, explica.

Programa de Saneamento Integrado da Bacia do Beberibe (PAC Beberibe-Prometrópole) – Com recursos da ordem de R$ 125,5 milhões, já contratados junto ao PAC e OGU, o chamado “PAC Beberibe” envolve os bairros de Beberibe, Dois Unidos, Nova Descoberta, Arruda, Campina do Barreto, Água Fria, Porto da Madeira, Caixa D`Água e Linha do Tiro. O programa vai beneficiar 175 ruas com ações de esgotamento sanitário, pavimentação e drenagem, além da construção de moradias (habitacionais) para o reassentamento da população residente nas áreas envolvidas.