NOTÍCIAS

Cultura | 18.11.13 - 23h56

Novos olhares para o cuidado com o Meio Ambiente no Recife

[caption id="attachment_40766" align="alignleft" width="680"] Prefeito Geraldo Julio empossou, na tarde desta segunda-feira (18), os 40 novos representantes do COMAM. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio empossou, na tarde desta segunda-feira (18), em ato realizado no Centro de Artesanato de Pernambuco, os 40 novos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM). Os representantes do colegiado serão responsáveis por debater a política de preservação da cidade no biênio 2013/2015.

O conselho é um órgão institucional de participação popular e deliberativo, criado por lei em forma colegiada com o objetivo de normatizar, formular, controlar, acompanhar e fiscalizar a política do meio ambiente do Recife. Formado por 20 membros titulares, com igual quantidade de suplentes, o COMAM tem metade do seu número de vagas composta por representantes governamentais. Os demais conselheiros são representantes da sociedade civil, que venceram a eleição realizada entre agosto e outubro deste ano.

“O COMAM é a participação social. Aqui se discutem os temas da sustentabilidade muito importantes na vida dos grandes centros urbanos, onde qualidade de vida é uma coisa é uma coisa difícil de alcançar. Esse conselho funciona para nós discutirmos com a sociedade saídas, propostas e soluções para fazer com que exista uma melhora significativa na vida dos recifenses", afirmou Geraldo Julio.



O prefeito do Recife aproveitou para destacar os compromissos da sua gestão com o tema. "Estamos promovendo a retomada da cidade por parte das pessoas, recuperando ruas e espaços públicos. Estruturando o futuro, temos parcerias e projetos que cuidarão de importantes elementos da nossa cidade, como Parque Linear do Capibaribe, que fará o resgate do rio. Nosso governo quer sempre esse diálogo com a sociedade e a missão do conselho é essa; para que as políticas sejam ligadas ao meio ambiente e para a cidade.”

A Secretária Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa, ressaltou o empoderamento do COMAM. “Este conselho é quem vai deliberar sobre os recursos do fundo municipal de meio ambiente. Toda a gestão pública para prosperar de forma democrática tem que ouvir o conselho; estamos em uma política permanente de fortalecimento desse órgão, para que ele tenha vez e voz nesta gestão”, pontuou.