NOTÍCIAS

| 18.11.13 - 16h47

Seminário sobre o Ciclo Natalino começa nesta terça (19)

Começa nesta terça-feira (19), o Seminário do Ciclo Natalino 2013 – Jornadas do Sentir. A partir das 14h, mestres, pesquisadores e interessados no tema estarão reunidos no Centro Cultural dos Correios, para conversar sobre as transformações das manifestações populares e religiosas do Natal de Pernambuco. Os debates acontecem nos dias 19, 21 e 22, sempre das 14h às 18h, e a entrada é franca.

Na abertura do Seminário, a pesquisadora em Cultura Popular, Maria Alice Amorim, fala sobre Simbolismos e Processos Rituais do período. Depois da reflexão, os participantes poderão se divertir com a brincadeira do pastoril profano do Velho Xaveco. Promovida pela Secretaria de Cultura do Recife e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, a ação de formação cultural propõe reflexões sobre tradições artísticas dos festejos, religiosidade, ritos, simbolismos e contemporaneidade do natal.

Na quinta-feira (21), a partir das 14h, a doutora em Educação Magdalena Almeida discorre sobre o tema Leituras Urbanas sobre o Natal – Entre Mitos e Atualidade. Na sequência, às 16h, o pesquisador e doutorando em Antropologia, Hugo Menezes apresenta as transformações do ciclo no debate Expressões Artísticas do Natal – mudanças/declínio/permanências.

Na sexta-feira (22), o debate do Seminário Jornadas do Sentir, que também ocorre das 14h às 18h, fica por conta do mestre em Teologia Eclesiástica, Reginaldo Veloso, e a palestra Religiosidade, humanização e ética. Para marcar o encerramento, haverá apresentação do pastoril religioso, Estrela Brilhante.

Confira abaixo a programação completa do Seminário do Ciclo Natalino 2013 – Jornadas do Sentir, que acontece sempre das 14h às 18h, no Centro Cultural dos Correios:

19 de novembro (terça feira)

14h
Tema: Natal – Simbolismo e Processos Rituais.
Palestrante: Maria Alice Amorim (Pesquisadora em Cultura Popular e Escritora).

16h30 - Apresentação de Pastoril Profano – Velho Xaveco

21 de novembro (quinta feira)

14h
Tema: Leituras Urbanas Sobre o Natal Entre Mitos e Atualidades.
Palestrante: Magdalena Almeida (Doutora em Educação).

16h

Tema: Expressões Artísticas do Natal – mudanças / declínio / permanências.
Palestrante: Hugo Menezes (Pesquisador e Doutorando em Antropologia).

22 de novembro (sexta feira)

14h
Tema: Religiosidade, humanização e ética.
Palestrante: Reginaldo Veloso (Mestre em Teologia Eclesiástica).

16h30
Apresentação do Pastoril Religioso – Estrela Brilhante