NOTÍCIAS

Cultura | 18.11.14 - 17h05

Escola Waldermar Valente promove feira de literatura e arte pela 7ª vez

A unidade de ensino localizada em Jardim São Paulo foi palco de apresentações teatrais e musicais, contação de histórias e teatro de bonecos.

A Escola Municipal Waldemar Valente promoveu pela sétima vez a Literarte, que é a feira de literatura e arte da unidade de ensino localizada em Jardim São Paulo. Na última sexta-feira (14), o dia foi marcado por apresentações teatrais e musicais, contação de histórias e teatro de bonecos.

A Literarte surgiu diante da preocupação dos gestores e professores com o estímulo à leitura e à escrita, tendo como proposta pôr os alunos em contato com diferentes gêneros textuais. “O nosso objetivo era unir todas as formas de linguagem, inclusive a artística. Na feira, os alunos aprendem a ver o mundo de uma forma diferente”, afirma a diretora Suely Pereira, responsável pela realização do projeto.

A estudante Millarys Santos, 8 anos, foi uma das que aproveitou bastante a Literarte. “A leitura é muito importante porque quanto mais a gente lê, mais a gente aprende. Eu posso guardar as coisas que aprendi, para depois usar de novo. Estudo muito para poder falar tudo certo quando me fizerem perguntas”, conta a aluna.

Além do momento literário coletivo da última sexta, cada turma vivenciou o projeto em sala de aula. As professoras, junto com as turmas, selecionaram um escritor e um artista plástico para, a partir daí, realizar leituras, pesquisas das obras e biografia, releituras de obras artísticas, dramatizações, recital de poesias, recriação de textos, entre outras atividades.

Este ano a Literarte se integrou ao projeto Nas Ondas da Leitura, que faz parte do Programa de Letramento do Recife (ProLer), da Secretaria de Educação do Recife. O objetivo é estimular os alunos do Ensino Fundamental a serem autores de textos literários. No fim do ano letivo, os melhores trabalhos são publicados na feira cultural de cada escola. Voltado para estudantes do 1º ao 9º ano, o Ondas da Leitura oferece acervo de livros paradidáticos. A meta é que eles leiam um livro por mês e depois tentem recontar as histórias, para começarem a trilhar os caminhos da autoria.