NOTÍCIAS

Cultura | 18.11.14 - 09h51

Pátio de São Pedro recebe programação do mês da Consciência Negra

Neste fim de semana, a Gerência de Igualdade Racial (Gerir), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, realizou uma programação especial de fomento à cultura Negra, no Pátio de São Pedro, bairro de São José. O evento fez parte do Festival Mocambo, que está em sua primeira edição e este ano traz o tema ’40 anos sem Solano Trindade’, artista importante na valorização do legado histórico e cultural de matriz africana.

O gerente da Gerir, Samuel da Luz, destacou que o I Festival Mocambo está sendo realizado em novembro para coincidir com as festividades e demais eventos relacionados com o dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20, mas com ações de fortalecimento e luta pelo fim do racismo ao longo de todo o mês. “A minha avaliação do evento é positiva, os recifenses estão aderindo e vão aderir ainda mais a partir do ano que vem, quando passaremos a ter três edições do Festival todos os anos”, disse. As próximas edições estão previstas para os meses de março, julho e novembro.

No sábado, o público contou com oficina de Capoeira e uma feira de culinária Afro, como forma de fortalecer os empreendedores locais, além de prestigiar e difundir a cultura de raiz africana, através das comidas que estão presentes na nossa mesa. Já no domingo a feira foi de artesanato e a oficina de contação de estórias folclóricas teve como público alvo as crianças.

Confira a programação para o mês de novembro.