NOTÍCIAS

Cultura | 18.11.14 - 09h32

Prefeito Geraldo Julio acompanha embarque de estudantes para a Rússia

Alunos de duas escolas municipais viajaram nesta segunda (17) para a Olimpíada Mundial de Robótica. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

O prefeito Geraldo Julio acompanhou, na noite desta segunda-feira (17), o embarque no Aeroporto Internacional do Recife de dois alunos da Rede Municipal de Ensino para a Rússia, onde eles representarão o Brasil na Olimpíada Mundial de Robótica (World Robot Olympiad - WRO). O gestor fez questão de cumprimentar e desejar sorte a André dos Santos Filho, 15 anos, e Ryan Vinícius Morais, 13, únicos nomes do País no Ensino Fundamental a conquistarem o direito de participar do evento.

O primeiro estuda na Escola Municipal Dom Bosco, localizada em Jardim São Paulo, e o segundo na Escola Municipal Arraial Novo Bom Jesus, nos Torrões. Os estudantes serão acompanhados pelo coordenador do Programa Robótica na Escola, Jadson Amorim. A competição, que acontece nos próximas dias 21 , 22 e 23, na cidade de Sochi, no país europeu, foi apontada por Geraldo como uma oportunidade de transformação nas vidas dos dois jovens recifenses.

"Aqui a gente começa a ver os frutos de uma política implementada na nossa gestão, que é esse programa de robótica, um dos maiores do mundo para o Ensino Fundamental. A gente já vê sair do Nordeste, sair do Recife os dois únicos representantes do Brasil em uma competição tão importante. Já coloca a nossa cidade em uma posição diferenciada no País. E certamente vai dar um futuro diferente para esses alunos e suas famílias, abrindo portas importantes. Isso mostra que é uma política acertada", ressaltou o prefeito Geraldo Julio.

Os estudantes recifenses mostraram muito entusiasmo em poder representar a cidade em um evento internacional. Para Ryan, a experiência na Rússia mudará complemente as suas perspectivas de aprendizado, ampliando, também, seu horizonte profissional. "Vamos para essa competição para mudar nossas vidas. É uma chance única que nos dará condições de conquistar, no futuro, uma série de coisas, inclusive, profissionais", apontou. Já André pontuou que a troca de informações com outros participantes do WRO contribuirá para o desenvolvimento das habilidades já demonstradas por eles durante a preparação no Brasil. "Poderemos e vamos aprender muito lá. Observaremos os robôs deles e melhoraremos os nossos para as competições no nosso País. É uma oportunidade que vamos agarrar", assegurou.

O WRO reúne participantes de todo o mundo com o objetivo de desenvolver a criatividade e habilidades de resolução de problemas educacionais através de competições de robótica. Uma das etapas do evento, que é destinado a estudantes de 10 a 19 anos, que competem em modalidades diferentes, foi realizada pela primeira vez no Brasil, no mês passado. A fase internacional do torneio conta com cerca de 15 times brasileiros. Antes de seguir para o mundial, os estudantes recifenses vão se encontrar com as demais equipes brasileiras em São Paulo, de onde embarcam juntos para a Rússia.

O processo de escolha dos alunos que representarão o Recife no WRO levou em consideração o desempenho apresentado por eles nas atividades de robótica promovidas pela Secretaria de Educação, já que o nível da competição é muito alto. André teve boa participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), sobretudo na fase nacional. Já Ryan se sobressaiu na Semana de Ciência e Tecnologia do Recife, realizada pela PCR em outubro.

"Uma das competidoras é a China, que investe em robótica há muito tempo e usa material avançadíssimo. Por isso tentamos selecionar os nossos melhores alunos. Acompanhei as equipes na OBR, em São Paulo, e lá percebi que André é quem comandava a equipe, tinha mais domínio do assunto e era o mais envolvido. Já Ryan acertou todas as questões da prova teórica que aplicamos na Semana de Ciência e Tecnologia, já tem conhecimento de programação e é muito responsável. Eles se completam", avaliou Jadson Amorim, destacando o rápido aprendizado dos estudantes. "Eles começaram a se preparar juntos há pouco tempo e já apresentam um nível de entrosamento muito grande", completou.

O Programa Robótica na Escola é fruto de uma parceria entre a gestão municipal e empresas desenvolvedoras de soluções de aprendizagem. "É um dos maiores programas do mundo. Não há nenhuma rede que tenha esse tipo de construção desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental II. Antigamente só se trabalhava robótica no Ensino Médio e, agora, já estamos preparando os alunos desde cedo para que deem continuidade a esse projeto nas escolas estaduais", afirmou o presidente da Creare Grupo Educacional, que detém a franquia da LEGO ZOOM Education no Nordeste.

EMOÇÃO - O embarque dos alunos da Rede Municipal de Ensino do Recife para a Rússia também foi marcado por muita emoção. As mães de Ryan e André foram se despedir de seus filhos no Aeroporto Internacional do Recife e anteciparam que a saudade vai conviver lado a lado com o orgulho pela conquista dos estudantes. "A gente está muito satisfeita de ver nossos filhos viajando para um país tão distante para representar o Brasil. É um orgulho grande que vai ajudar a superar a saudade", afirmou, emocionada, Vanessa Silva Santos, mãe de Ryan. "Eu não posso falar nada além de agradecer a benção que é ter um filho como André. Vou sentir muita falta, mas sei que ele vai vencer lá", ressaltou Simone Oliveira.