NOTÍCIAS

Educação | 18.11.15 - 17h57

Escola Municipal Vila Santa Luzia recebe oficinas de tecnologia

img_alt

Aulas reuniram mais de 430 alunos em atividades de robótica de encaixe, mesas interativas, softwares educacionais e filmes. (Foto: cortesia)

 

Mais de 430 estudantes da Escola Municipal Vila Santa Luzia, localizada no Cordeiro, participaram, nesta quarta-feira (18), de oficinas de tecnologia. As aulas envolveram robótica de encaixe, mesas interativas que auxiliam na alfabetização, softwares educacionais e filmes. As ações foram desenvolvidas pela Secretaria de Educação do Recife, com o apoio das Unidades de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utecs) Gregório Bezerra e Jardim Botânico.

Os estudantes foram divididos em 11 turmas e participaram de pelo menos três atividades propostas pelos professores multiplicadores das Utecs durante o dia. Em cada sala, abordava-se uma temática diferente. A programação começou com a apresentação de dança do robô humanoide NAO, utilizado em uma das linhas do Programa Robótica na Escola.

Uma das novidades eram os softwares educacionais Gcompris e Scratch, que a maioria dos estudantes não conhecia. O primeiro é um software de jogo que ensina desde o manuseio de mouse e teclado, até atividades com base na Língua Portuguesa. Já o Scratch envolve programação e permitiu que os alunos pudessem controlar o movimento dos bonecos.

Também havia uma sala de StoryStarter - conjunto de peças da Lego com elementos suficientes para que os alunos construam suas próprias histórias. Para a professora Renata Holanda, responsável por esta oficina, é perceptível o envolvimento dos alunos, que criaram roteiros e cenários de histórias. “Os kits os estimulam na criação da narrativa da história e possibilitam um melhor desenvolvimento das habilidades do gênero textual”, avalia a multiplicadora da Utec móvel da RPA-4.

O aluno do 1º ano, Luís Miguel da Silva, 6 anos, adorou a mesa interativa. “Eu achei as atividades muito divertidas. Elas me ajudam porque posso formar palavras jogando”, avaliou. Já Geovane dos Santos, 9 anos, disse que aulas assim são necessárias. “Acho importante porque ajudam no nosso desenvolvimento. Hoje montamos uma gangorra e foi muito divertido”.

PROFESSORES - Em paralelo às atividades dos alunos, 25 docentes da Escola Municipal Vila Santa Luzia participaram de formações em robótica de encaixe. Num primeiro momento, eles ouviram as orientações sobre como montar os blocos de encaixe, organizar os materiais e os conceitos tecnológicos. Em seguida, eles fizeram montagens com o auxílio dos livros da Lego e dos professores multiplicadores. Os docentes também fizeram um planejamento para intensificar a utilização dos kits de robótica no próximo ano.