Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 18.11.16 - 14h12

Nova etapa do Parque Capibaribe nas Graças é apresentada à população neste domingo (20)

 

O projeto relativo ao trecho do Parque Capibaribe entre as pontes da Torre e da Capunga será apresentado à população neste domingo (20/11), em evento que antecipa a comemoração do Dia do Rio Capibaribe. A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS), e a UFPE detalharão o projeto a partir das 15h, às margens do rio. O evento, que acontecerá no fim da Rua das Pernambucanas, bairro das Graças, terá ainda exibição de curtas-metragens e contação de histórias.

Painéis de 1,60 m por 90 cm irão expor a planta baixa e projeções desse trecho do Parque Capibaribe, que nesta etapa contemplará cerca de 900 metros das margens do rio. A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Inamara Mélo, fará a abertura da exposição junto com Circe Monteiro, do Inciti/UFPE, instituição que firmou convênio com a Prefeitura para realizar o projeto.

Também para antecipar o Dia do Rio Capibaribe, que se celebra em 24 de novembro, haverá programação cultural neste domingo, após a abertura da exposição. Às 16h30, crianças e adultos poderão assistir à contação da história “Memórias de uma Andarilha”, de autoria de Agostinho Ornelas, com a arte-educadora da SMAS Cirlene Maia.

Às 17h30, começam os curtas documentários do Circuito Tela Verde, do Ministério do Meio Ambiente. Os filmes “Naturalmente Ambiental” (12 min), “Brasília limpa: a atitude faz a diferença” (3 min) e “Que se lixe o lixo” (21 min) serão exibidos e seguidos de conversa mediada pelos educadores Cirlene Maia e Danielson Holanda, da SMAS, até as 18h30.

A exposição sobre o novo trecho do Parque Capibaribe seguirá aberta ao público até as 19h. A programação oferecida pela Prefeitura do Recife se integrará às atividades que a Associação Por Amor às Graças também promoverá durante o evento.

PROJETO – O projeto Parque Capibaribe é fruto de convênio de cooperação técnica entre a PCR, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e a UFPE. A ideia é transformar os 30 km de margens do rio na cidade em uma via-parque, visando elevar a taxa de área verde pública, que hoje é de 1,2 m² por habitante, para 20 m² por habitante em 2037, quando o Recife completa 500 anos. Ele prevê ações num raio de 500 metros a partir de cada margem, o que resulta em uma área de influência de 7.250 hectares. Assim, abrange 35 bairros, atingindo 400 mil habitantes do Recife.

 

Serviço

 

Dia do Rio Capibaribe nas Graças

Quando: domingo, 20 de novembro

Horário: das 15h às 19h

Onde: no fim da Rua das Pernambucanas, bairro das Graças, às margens do Rio Capibaribe