Secretaria de Esportes

NOTÍCIAS

Esportes | 18.11.21 - 14h59

Basquete e handebol agitam semana dos Jogos Escolares do Recife

img_alt

Partidas aconteceram nas quadras externas do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), nos dias 16, 17 e 18 de novembro. (Foto: Maurício Ferry/PCR)

 

Seis unidades de ensino da Rede Municipal participaram da etapa atual dos Jogos Escolares do Recife. O evento é promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Educação. Os atletas disputaram 17 partidas, nos dias 16, 17 e 18 de novembro, entre as modalidades basquete e handebol e nas categorias masculino e feminino. Os jogos foram realizados no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira   

No basquete, participaram a Escola Municipal Professor José da Costa Porto, do bairro de Joana Bezerra; Escola Municipal Dom Bosco, de Jardim São Paulo; Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, Pina; e Escola Municipal Professor Nilo Pereira, de Casa Amarela. Já no handebol, além da Escola Municipal Professor Nilo Pereira, Professor José da Costa Porto e Oswaldo Lima Filho, entraram em quadra também a Escola Municipal Reitor João Alfredo, da Ilha do Leite; e a Escola Municipal Professor Aderbal Galvão, do Vasco da Gama.  

Nos próximos dias, serão divulgados os cronogramas da rodada seguinte, contemplando o voleibol e o futsal, além do encerramento do handebol. As escolas estão em processo final de inscrições.  

A atual edição dos Jogos Escolares do Recife é composta por 10 modalidades: atletismo, natação, badminton, vôlei de praia, vôlei de quadra, xadrez, luta olímpica, basquete, futsal e handebol. Pessoas com deficiência poderão competir no xadrez e no paratletismo. Somente o atletismo acontecerá no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem. Todo o restante está sendo disputado no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão).  

Vale destacar que, para participar desta edição, é exigido que todos os atletas e professores apresentem documento oficial com foto e cartão de vacina atualizado com ao menos a primeira dose do imunizante contra a covid-19. No local dos jogos, é exigido o uso de máscaras e haverá álcool em gel 70%. Outra medida que chega como um cuidado a mais na contenção do novo coronavírus é a proibição da presença de torcedores. Apenas os representantes das escolas participantes, somente nos respectivos dias de competição, terão acesso aos ambientes das disputas. A não realização em 2020 se deu justamente por conta dos protocolos sanitários decorrentes do momento pandêmico. Com o avanço da vacinação no Recife, as atividades esportivas voltaram a fazer parte do calendário municipal.  

  

Bolsa Atleta Recife – Além das medalhas e troféus habituais para os vencedores de cada modalidade, os participantes concorrem ao Bolsa Atleta Recife, em 2022. O valor é de R$ 300, por 12 meses. A competição também funciona como etapa classificatória para os Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs) – que, por conseguinte, dá acesso aos Jogos Escolares da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).