Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 18.11.22 - 11h56

Prefeitura do Recife leva vacinação antirrábica a 23 pontos neste fim de semana

img_alt

Podem ser vacinados cães e gatos com quatro meses ou mais de vida. Imunização é a forma mais eficaz de evitar que a raiva seja transmitida entre os animais e para os humanos. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)

 

Neste sábado (19) e domingo (20), a Prefeitura do Recife vai realizar mais uma ação de vacinação antirrábica para cães e gatos. Ao todo, serão disponibilizados 23 pontos de imunização, sem necessidade de agendamento, espalhadas pelos oito Distritos Sanitários da cidade. Os locais funcionarão das 8h às 16h. O objetivo é atingir a cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 80% dos animais vacinados. Após o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica, realizado no último dia 5, a capital pernambucana atingiu 70% da meta. A lista completa dos locais está disponível neste link: https://bit.ly/ImunizacaoAntirrabicaNov.

A vacina antirrábica é a única forma de evitar transmissão da raiva entre os animais e, especialmente, para os humanos, além de manter os bichos saudáveis. “Até o dia 5 de dezembro, ainda precisamos vacinar cerca de 55 mil animais para atingir o preconizado pelo Ministério da Saúde, mas quanto mais pets vacinarmos, melhor. É importante atingirmos essa meta para prevenir a doença no município e, assim, garantir a segurança da população e dos bichos”, detalha a gerente de Vigilância Ambiental do Recife, Vânia Nunes. 

Além dos pontos disponíveis, os agentes de saúde ambiental e controle de endemias da Secretaria de Saúde do município também farão a vacinação antirrábica em casas onde haja grande número de animais e que foram previamente agendados. 

Para garantir a imunização do seu gato ou cachorro, o tutor precisa apresentar a carteira de vacinação do animal. Quem não tiver o documento, receberá a carteirinha no local, com o registro da aplicação e o lote da vacina utilizada. Se o animal já tiver tomado o imunizante este ano, não precisa ser vacinado novamente. A imunização é aplicada em animais a partir de quatro meses de vida.

Para quem não puder levar os animais para se vacinar nesta ação, a Sesau disponibiliza a vacina antirrábica de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, no Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR), no Cordeiro, e em territórios dos oito distritos sanitários (DS) por agendamento, por telefone, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

COMO AGENDAR A VACINA ANTIRRÁBICA?

DSI - Rua Mário Domingues, 70, Boa Vista.  Agendamento pelo telefone (81) 3355-6821 

DSII - Rua Antônio Rangel, 208, Encruzilhada. Agendamento pelo telefone (81) 3355-6952 

DSIII - Rua Xavantes, 205, Casa Amarela. Agendamento pelo telefone (81) 3355-5402 

DSIV - Rua Cantora Clara Nunes, 183, Vila Santa Luzia - Torre. Agendamento pelo telefone (81) 3355-7577 

DSV - Rua Jacira, 263, Afogados. Agendamento pelo telefone (81) 3355-6791 

DSVI - Rua Jean Emile Favre, 1636, Ipsep. Agendamento pelo telefone (81) 3355-1964/75 

DSVII - Rua São Domingo Sávio, 172, Alto José Bonifácio. Agendamento pelo telefone (81) 3232-4486 

DSVIII - Rua Escola de Sagres, 22, Jordão Baixo. Agendamento pelo telefone (81) 9 9322-9479 

 

RAIVA – A raiva é viral e infecciosa, e pode ser transmitida pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordida, lambida ou arranhão. Os cachorros com raiva costumam ficar agressivos ou tristonhos, com salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. A vacinação antirrábica é garantida pelo SUS porque o objetivo é atingir o ciclo humano. Os animais precisam se imunizar todo ano para garantir a proteção deles e, consequentemente, da população humana. 

SERVIÇO - O Recife tem atendimento de referência contra a doença na Policlínica Lessa de Andrade, no bairro da Madalena. A orientação da Sesau é que o usuário procure imediatamente o serviço em caso de contato com a saliva infectada, seja numa mordida ou por arranhões de animais domésticos ou selvagens. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e realiza atendimento através de uma equipe formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. 

Aos finais de semana e feriados, a assistência aos usuários que forem agredidos por animais de rua, silvestres ou morcegos é feita para o público adulto na Policlínica Professor Barros Lima, em Casa Amarela, das 7h às 19h.