Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 18.11.22 - 12h25

Prefeitura do Recife realiza ação em comemoração ao Dia da Consciência Negra

img_alt

Colorindo os Terreiros ocorre neste sábado (19), no Terreiro Abassá T’Oyá Togum, em Nova Descoberta. Projeto promove atividades de prevenção e promoção à saúde para as populações negra e LGBTQIA+. (Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde do Recife)

 

Uma série de serviços de saúde serão realizados neste sábado (19), das 9h às 12h, no Terreiro Abassá T’Oyá Togum (Terreiro de Pai Darlan), em Nova Descoberta, Zona Norte da capital. A ação faz parte do projeto Colorindo os Terreiros e vai ocorrer em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado neste domingo (20). A iniciativa da Secretaria de Saúde do Recife realiza atividades de prevenção e promoção à saúde para as populações LGBTQIA+ presentes nas religiões de matriz africana e afro-indígenas. 

Na programação, palestra com nutricionista e sobre saúde bucal; entrega de kits de higiene bucal; testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); aferição de pressão arterial e glicemia; auriculoterapia e roda de diálogo sobre “População LGBT e negra e o acesso à saúde”. O Colorindo os Terreiros tem como objetivo a promoção da assistência em saúde na Atenção Básica e Média Complexidade, respeitando o saber das religiões de matrizes africanas e afro-indígenas no município do Recife.

“O Dia da Consciência Negra é relevante para o Recife não apenas por ter sido marco para história de Zumbi dos Palmares, mas também porque a cidade tem uma população constituída por mais de 50% de pessoas negras. Além disso, a capital é sede de centenas de comunidades tradicionais de terreiro, que conservam e celebram a espiritualidade e religiosidade afro-brasileira, e também representam o cuidado em saúde para essa população”, detalha a coordenadora de Política de Saúde Integral da População Negra, Rose Santos. 

A ação do sábado é aberta ao público do terreiro Abassá T’Oyá Togum e arredores. O Colorindo os Terreiros é um projeto da Política de Saúde Integral da População Negra do Recife (PSIPN) e ocorre em parceria com a Política de Saúde Integral das Populações LGBT e com a Gerência de Igualdade Racial. Já foram desenvolvidas ações junto aos terreiros Ilé Asé Osún Bakundé, Três Carneiros Alto, Ilê Axé Oyá Divina, Brejo da Guabiraba, Ilê Inzo Nkosse Mavambo, Ibura, e Ilê Ayê Ase Omi Osun Aladê, Dois Unidos. 

 

Projeto Colorindo os Terreiros, Terreiro Abassá T’oyá Togum (Pai Darlan) 

Endereço: Rua Bujaru, 7018, Nova Descoberta 

Horário: 9h às 12h 

Serviços: palestra com nutricionista, palestra sobre saúde bucal, entrega de kits de higiene bucal, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), aferição de pressão arterial e glicemia, auriculoterapia e roda de diálogo sobre “População LGBT e negra e o acesso à saúde”