Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 18.11.22 - 11h58

Recife Cuida nos Bairros: mutirão de serviços de saúde chega à Zona Sul

img_alt

Sexta edição do projeto vai levar consultas, exames, vacinação, entrega de medicamentos e outros serviços na Escola Municipal Karla Patrícia, contemplando diversas comunidades do Pina, Brasília Teimosa e de Boa Viagem. (Foto: Wagner Ramos/PCR)

 

A Prefeitura do Recife vai promover, nestes sábado (19) e domingo (20), um fim de semana inteiro dedicado aos cuidados com a saúde do recifense. A 6ª edição do projeto vai levar consultas, exames, vacinação, entrega de medicamentos, entre outros serviços, até a Escola Municipal Karla Patrícia, em Boa Viagem, na Zona Sul. A ação tem como principal objetivo ampliar o acesso da população que, por algum motivo, tem dificuldade de chegar até a Rede Municipal de Saúde.

Neste fim de semana, o Recife Cuida nos Bairros vai contemplar as comunidades Areinha e do Bode, no Pina; Brasília Teimosa, no bairro de mesmo nome; e Ilha do Destino, em Boa Viagem. O projeto faz parte do Recife Cuida, novo modelo de gestão da Secretaria de Saúde municipal que está investindo cerca de R$ 400 milhões na promoção da maior reestruturação da saúde da capital pernambucana até 2024. Nas cinco edições anteriores, foram realizados mais de 33 mil atendimentos para os recifenses.

Ao longo do sábado (19), das 8h às 18h, e do domingo (20), das 8h às 14h, serão ofertadas, sem necessidade de agendamento, consultas com clínico geral, dermatologista, oftalmologista, dentista e enfermeiro. Ainda serão disponibilizados preventivo ginecológico, exames de mamografia, testes de covid-19, além de testagem rápida para detectar HIV, sífilis e hepatites virais. 

Profissionais da Secretaria da Mulher também estarão presentes nos dois dias para orientar a população sobre questões de violência doméstica. Será possível, ainda, receber acolhimento por meio dos profissionais da saúde mental.

Quem for ao mutirão também poderá atualizar o cartão de vacinação e tomar o imunizante contra covid-19, além de fazer avaliação física, aferir a pressão arterial e receber orientação nutricional. Durante o evento, também serão entregues medicamentos, distribuídos preservativos, hipoclorito de sódio e kits de saúde bucal.

Os profissionais das Práticas Integrativas e Complementares (Pics) vão realizar auriculoterapia, dança circular e automassagem. No local, haverá participar de palestras, alongamento corporal, entre outros. Além disso, nos dois dias haverá uma programação voltada para crianças, com contação de histórias, brincadeiras, oficinas e atividades lúdicas com recreadores.

 

Serviço: Recife Cuida nos Bairros

Data: sábado (19) e domingo (20)

Horário: das 8h às 18h (sábado); das 8h às 14h (domingo)

Local: Escola Municipal Karla Patrícia

Endereço: Rua Professor Eduardo Wanderley Filho, 700, Boa Viagem