Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 18.11.23 - 20h57

Prefeitura do Recife divulga resultado dos editais da Lei Paulo Gustavo

No total, foram classificados 182 projetos na etapa de avaliação artística: 84 do edital Geraldo Pinho, de audiovisual, e 98 do edital Recife Criativo, de multilinguagens. Prazo para recursos começa hoje (18) e encerra no próximo dia 22. Lei federal destinou aproximadamente R$ 13 milhões ao Recife

Confirmando o Recife como cidade de intensa, diversificada e celebrada produção cultural, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, anuncia os selecionados na avaliação artística dos editais de execução dos recursos federais da Lei Paulo Gustavo na capital pernambucana. Ao todo, classificaram-se 182 projetos: 84 do edital Geraldo Pinho, dedicado ao audiovisual, e 98 do edital Recife Criativo, de Multilinguagens, que contemplou desde teatro, dança, circo, artes visuais, música, literatura e cultura popular a gastronomia e moda. O resultado foi publicado no Diário Oficial de hoje (18) e pode ser conferido no link: https://dome.recife.pe.gov.br/dome/.

Rigorosamente todas as linguagens artísticas abraçadas pelo Recife Criativo tiveram projetos selecionados, com destaque para os segmentos de cultura popular, literatura, teatro, artes visuais e músicas, que registraram maior quantidade de aprovados.

A inclusão foi outro importante marcador do expressivo resultado desses editais, que tiveram versão em braile disponibilizada para consulta no Núcleo de Cultura Cidadã, durante todo o período de inscrições. No edital de audiovisual, 100% das cotas destinadas a indígenas e pessoas com deficiência (10%, nos dois casos) foram preenchidas. No edital de multilinguagens, o percentual, também de 10%, destinado a pessoas com deficiência foi igualmente preenchido, confirmando a diversidade de saberes, de fazeres e também de perspectivas artísticas da amostra.

Colocando mais essa política pública cultural em escala e somando o resultado dos editais da Lei Paulo Gustavo aos do Fundo do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) e dos chamamentos públicos referentes aos festivais recentes de dança, literatura e de teatro, agora em curso, chega a quase 400 o número de programações e projetos culturais apoiados e viabilizados com recursos públicos, para movimentar a cidade e convidar a população a celebrar suas tradições e vocações culturais, nas ruas e espaços públicos, ocupados pelas mais diversas linguagens, comoções e fruições culturais.

Avaliação - Ao todo, 57 pareceristas, selecionados em chamamento público, participaram da avaliação dos projetos inscritos nos editais municipais da Lei Paulo Gustavo. Para assegurar lisura e diversidade de crivos e olhares, cada projeto habilitado para esta última etapa de avaliação foi analisado por três pareceristas. No site www.culturarecife.com.br, estão disponíveis notas e pareceres técnicos de todos os projetos avaliados, habilitados ou não.

O prazo para recursos abre hoje e encerra no próximo dia 22. O resultado será publicado no dia 25.