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Cultura | 18.12.12 - 12h31

Engenheiros e arquitetos da Prefeitura do Recife concluem curso de acessibilidade

A Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), através da Gerência da Pessoa com Deficiência, concluiu na manhã desta terça-feira (18) o curso de Normas Técnicas de Acessibilidade, destinado aos engenheiros e arquitetos do município. O programa buscou adequar no dia-a-dia dos profissionais uma melhoria na comunicação, oferecendo dessa forma um tratamento inclusivo com respeito às diferenças.

Cerca de 40 engenheiros e arquitetos foram formados na área de acessibilidade e isso é muito positivo, pois, a Prefeitura ainda não tinha profissionais com essa qualificação. E saber aplicar esses conhecimentos nos projetos municipais é muito imoprtante para o beneficio do ir e vir do cidadão”, disse o titular da Gerência da Pessoa com Deficiência, José Diniz.

As aulas foram ministradas pela arquiteta e urbanista, Ângela Carneiro, que orientou a turma na produção de um relatório com os resultados do curso. “O melhor momento do projeto foi quando juntos produzimos um laudo sobre tudo o que foi visto. Vimos as dificuldades que os idosos, as crianças e as pessoas com deficiência enfrentam em vários setores do atendimento público, que passam pela saúde, pela educação, pelo turismo e por tantos outros”, destacou a professora.

A arquiteta e fiscal da 1ª Regional da Dircon, Nadja Granja, falou sobre a experiência adquirida ao longo do curso. “Há certo tempo eu tinha o desejo de fazer um estudo com foco na acessibilidade. E toda a discussão nas aulas nos fez perceber que colocar a Lei em prática e fazer a acessibilidade acontecer ainda é muito difícil”, comentou a arquiteta.

A atividade foi uma das ações realizadas pelo Projeto Recife Formação Acessível, que visa apoiar os programas que oferecem tratamento inclusivo com respeito às diferenças. O projeto é resultado de um convênio firmado com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDHPR) e tem por objetivo trabalhar com cursos de capacitação com foco na acessibilidade.