NOTÍCIAS

Cultura | 18.12.12 - 16h18

Estudantes municipais recebem diploma após concluir Prodhem

A oficina abordou noções de direitos humanos, combate às drogas e prevenção às violências

Por Marcos da Silva

Cerca de 70 estudantes do 5º ano da Escola Municipal Novo Mangue, na Ilha Joana Bezerra, recebem nesta quarta-feira (19), às 14h, o certificado de participação no Projeto Direitos Humanos, para Crianças e Adolescentes, nas Escolas Municipais (Prodhem).

O Prodhem foi implantado na Rede Municipal de Ensino pela Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), por meio da Gerência da Criança e do Adolescente com o apoio e a participação da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) e Secretaria (Estadual) de Defesa Social (SDS).

Após seis encontros esclarecedores, divididos em três temas de suma importância para a convivência no ambiente familiar, na escola, e consequentemente, em sociedade – como a negligência; as violências física e psicológica; e a violência sexual, os adolescentes concluíram as oficinas

Os encontros começam com reuniões nas unidades de ensino patrocinadas pela coordenação do Prodhem com diretores, professores e pais e responsáveis para expor o projeto. Depois, os alunos que apresentem algum problema no seu desempenho escolar são encaminhados para a coordenação do Prodhem, que realiza: atendimento individual, visitas domiciliares, encaminhamentos e por fim, dá o retorno aos professores através de relatórios.

Já em sala de aula, se dão três momentos importantes. Primeiro, a equipe da Gerência da Criança e do Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã fala aos educandos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em seguida, o Escola que Protege, da Seel, observa se há algum aluno vítima ou causador da violência. Caso seja detectado algum problema, uma equipe da Secretaria de Direitos Humanos visita a família para a socialização, o esclarecimento de quaisquer dúvidas e, se necessário, um acompanhamento psicológico. Por último, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Secretaria de Defesa Social, que participa do projeto representado pela Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), expõe aos estudantes as causas e as consequências do consumo de entorpecentes.

“Essas oficinas são de fundamental importância para as crianças e suas famílias. Além delas integrarem as secretarias, em uma ação conjunta, trabalhamos com os estudantes a valorização dos seus direitos e trazemos a tona os debates sobre as violências, as drogas e as suas consequências”, ressalta a coordenadora do programa Escola que Protege, Karla Santos.

O Prodhem teve na coordenação: Maria Helena Vicalvi, gerente da Criança e do Adolescente (SDHSC); Karla Santos, do Projeto Escola que Protege (Seel) e Jaílton Matoso, do Proerd (SDS).

Serviço:

Entrega de certificados aos concluintes do Prodhem

Nesta quarta-feira, 19, às 14h

Escola Municipal Novo Mangue

Avenida Central, 511, na Ilha Joana Bezerra

Público alvo: Estudantes do 5º ano