NOTÍCIAS

Cultura | 18.12.13 - 16h56

Brincadeiras de Natal: espetáculo mostra as principais manifestações populares do ciclo natalino

Nesta quinta-feira (19), às 20h, na Praça do Arsenal, acontece o espetáculo de teatro popular Brincadeiras de Natal, escrito pela pesquisadora Carmem Lélis, e adaptado e dirigido pelo ator Marcondes Lima. A peça mostra as manifestações mais importantes do Ciclo Natalino do Nordeste Brasileiro, como o Bumba Meu Boi, o Pastoril, o Reisado, o Guerreiro e o Fandango.

Também nesta quinta-feira (19), acontece o Encontro Natalino dos Bois, uma realização da Federação Cultural dos Bois e Similares de Pernambuco, com o apoio da Prefeitura do Recife. A partir das 16h, os grupos se concentram em diversos pontos do centro do Recife, como Praça Maciel Pinheiro, Marco Zero, Mercado de São José, Rua Duque de Caxias e Igreja do Terço. Às 19h, todos seguem para o Pátio do Carmo, aonde acontece o Encontro e cada um faz a sua apresentação.

A versão do Auto de Natal moderna, que junta dança e tecnologia, volta a encantar o público no Cais da Alfândega. A apresentação conta a história do nascimento de Jesus pela fusão do videomapping com a participação de cinco bailarinos. Utilizando técnicas e material do alpinismo, os dançarinos estarão suspensos no ar, interagindo com a música e com o conteúdo virtual projetado na arquitetura da fachada do Paço Alfândega. Até domingo (22) ocorrerão três apresentações por noite, com duração de cerca de 10 minutos: às 19h, 19h40 e 20h20.