NOTÍCIAS

Cultura | 18.12.13 - 16h00

Centro Clarice Lispector completa 11 anos com capacidade para atender mais mulheres

O Centro de Referência Clarice Lispector completa 11 anos de existência, nesta quarta-feira (18). Durante este período, diversas mulheres que sofreram violência doméstica ou sexista foram orientadas, acolhidas, melhoraram sua autoestima e tiveram suas vidas reformuladas. No local, são realizados atendimentos psicológicos, jurídicos, como a orientação sobre o Boletim de Ocorrência, pedidos de medidas protetivas, audiências e ainda uma triagem para os outros equipamentos da rede de proteção à mulher. O Clarice é a primeira porta para o rompimento do Ciclo da Violência ainda presente na vida de muitas recifenses.

O Centro foi inaugurado em 2002 e funciona, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na rua Bernardo Guimarães, no bairro da Boa Vista. A escolha do bairro é feita devido à proximidade de outros serviços, como a Delegacia da Mulher, para que as pessoas que precisam tenham perto todas as unidades necessárias para dar continuidade ao processo. Ao todo, são 17 profissionais, entre eles psicólogas, assistentes sociais, advogadas e educadoras, coordenados pela Secretaria da Mulher do Recife, que realizam escuta dessas mulheres, no Centro e nas comunidades. Todo o atendimento é gratuito. O espaço é o principal equipamento da rede municipal e faz parte do Plano de Enfrentamento à Violência de Gênero Contra a Mulher da Prefeitura do Recife.

Em 2013, na gestão do prefeito Geraldo Julio, o Centro foi requalificado e humanizado. Com um investimento de R$ 67,9 mil, a infraestrutura foi reformada, a acessibilidade garantida e ainda foi criado um espaço lúdico para os filhos e filhas de mulheres que estiverem em atendimento. Também foram inaugurados grupos de arteterapia com as usuárias. “Antes, o local atendia por mês, em média, 100 mulheres e, com a requalificação, o Centro tem capacidade para acolher 280 mulheres no mesmo período. Até novembro deste ano, 2.907 mil mulheres foram orientadas e acolhidas no Clarice e 27 atendimentos foram realizados em outros municípios. A expectativa para dezembro é de 3.171 mulheres”, disse a secretária da mulher do Recife, Sílvia Cordeiro.

Para 2014, está previsto o aumento da equipe, através de uma seleção simplificada promovida pela Secretaria da Mulher e um maior acompanhamento das mulheres, com o objetivo de evitar da rescendência. O Centro ainda dispõe de um Disk Orientação, através do telefone 0800 2810107, que funciona de domingo a domingo.