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Cultura | 18.12.14 - 16h34

Professores apresentam trabalhos desenvolvidos no Programa de Correção de Fluxo Escolar

O objetivo do evento foi socializar experiências relacionadas ao programa, que visa a recuperação da trajetória escolar de estudantes com distorção idade x série. (Foto: Cortesia)



A manhã desta quinta-feira (18) foi dedicada ao Programa de Correção de Fluxo Escolar (PCFE) no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. O objetivo do evento foi socializar experiências relacionadas ao programa, que visa a recuperação da trajetória escolar de alunos com distorção idade x série.

As professoras Ana Paula Matias e Rosana Chernichiarro Corrêa, da Escola Municipal Reitor João Alfredo, na Ilha do Leite, apresentaram o projeto Arca de Noé, desenvolvido com alunos que ainda estão aprendendo a escrever. O trabalho incluiu uma visita ao Horto Dois Irmãos para que os estudantes tivessem contato com os animais e pudessem desfrutar o momento de lazer que muitas vezes não é proporcionado pela família.

A Escola Municipal Presbítero José Bezerra, da Macaxeira, foi representada pela professora Nathalie Sena, que apresentou o projeto Se liga na Bicharada. Feito com seis estudantes que apresentavam déficit de aprendizagem, o trabalho ganhou o segundo lugar na 20ª edição do Ciência Jovem, na categoria Educação Cientifica (para professores). Os alunos faziam parte do Se Liga, projeto de correção de fluxo e combate ao analfabetismo para alunos que não se alfabetizaram na idade correta. No início do ano, os estudantes não sabiam escrever o próprio nome completo e, agora, já foram autores do próprio livro.

Baseado no livro O sapo que engoliu a lua, do escritor Celso Antunes, o grupo escreveu e ilustrou seu próprio livro, com o título O sapo e a escada. A obra foi bordada e desenhada pelos alunos, com linhas, agulhas e tecidos recebidos em doações, sendo finalizada após oito meses de aulas. Para Nathalie, um momento marcante do projeto foi quando o ilustrador Rafael Limaverde e o educador Celso Antunes, autores da obra que inspirou a produção dos alunos, responderam mensagens da professora relacionadas aos trabalhos do grupo. A turma ficou muito entusiasmada ao receber o incentivo dos dois.