NOTÍCIAS

Infraestrutura | 18.12.15 - 12h45

PCR faz mutirão para remover entulhos das ruas do Recife

O descarte irregular de entulhos nas vias públicas aumenta nessa época do ano. A ação será realizada nos dias 20/12 e 10/01 e pretende recolher mais de duas mil toneladas

 

É tradição. Com a aproximação das festas de final do ano as pessoas querem fazer melhorias em suas casas. A renovada na pintura, aquele trato no quintal e a realização de pequenas reformas nas residências são hábitos comuns dos recifenses, mas essas melhorias geram resíduos que, se jogados nos lugares errados, podem causar diversos transtornos à população. É justamente nessa época que os descartes irregulares de metralhas em vias públicas se multiplicam. Para fazer a remoção desses materiais, a Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), realiza, neste domingo (20/12), a partir das 8h, um mutirão de limpeza. A ação será realizada simultaneamente nas Regiões Político-Administrativas (RPAs) 2, 3, 4, 5 e 6.Outra ação acontecerá no dia 10 de janeiro. 

Além dos cerca de 700 pontos críticos mapeados pela Emlurb, que já possuem um sistema de coleta, a ação contemplará os outros pontos de descarte irregular oriundos desse período do ano. A Emlurb contará com 126 ajudantes, além do suporte de caminhões do tipo caçamba basculante, pás mecânicas e mini carregadeiras. A expectativa é de que a ação retire das ruas quase duas mil toneladas nos dois dias do mutirão. A iniciativa busca minimizar os transtornos causados pelo acúmulo de lixo, como a proliferação de doenças, focos do mosquito Aedes aegypti e obstrução do sistema de drenagem.

A produção diária de lixo na capital pernambucana chega a três mil toneladas. Desse total, 39%estão em locais inapropriados, como vias públicas, rios, canais e terrenos baldios, prejudicando a própria população. A remoção do lixo descartado irregularmente chega a custar R$ 2,4 milhões por mês aos cofres públicos. No entanto, o Recife conta com locais específicos que recebem, de forma gratuita, entulhos, móveis velhos, restos de poda, entre outros, e é importante que a população conheça e utilize o serviço.

Desde 2013, a PCR iniciou a construção de EcoEstações, que, atualmente, somam oito unidades na capital: Campo Grande, Imbiribeira, Ibura, Cohab, Totó, Torre, Torrões e Arruda. Os equipamentos, que funcionam como ponto voluntário de recebimento de materiais, contribuindo para a destinação correta do lixo, já receberam quase 15,6 mil toneladas. De lá, os resíduos são encaminhados para o aterro e o lixo reciclável vai para as cooperativas apoiadas pelo município. As pessoas podem entregar uma quantidade de resíduos e entulho calculada em até um metro cúbico por dia, o que equivale a 10 sacos de 100 litros, de segunda a sábado, das 8h às 16h.

 

Mutirões de limpeza para o combate ao mosquito 

A Prefeitura do Recife, por meio de uma ação conjunta entre a Secretaria de Saúde e a Emlurb, está realizando mutirões de limpeza para combater o mosquito Aedes aegypti. O objetivo da ação é incentivar a população a descartar os entulhos guardados nos quintais, evitando que eles se tornem criadouros do mosquito. O mutirão acontece em áreas indicadas pela Secretaria de Saúde, seguindo o levantamento do índice de infestação e incidência do mosquito. Até agora, a ação foi realizada na Cohab, Várzea, Casa Amarela, Ibura e Espinheiro, removendo mais de 57 toneladas e atuando em 50 pontos críticos de acúmulo irregular de lixo. Hoje e amanhã, o mutirão vai passar pelo Jordão e por Nova Descoberta.